Com uma trajetória marcada pela atuação próxima às comunidades, Samyra do Basto vem ganhando destaque no cenário político alagoano por incentivar a participação feminina em espaços de liderança. Alagoana, agrestina, mãe de três filhos e ex-secretária de Governo de Junqueiro, ela busca ampliar sua contribuição à vida pública por meio de sua pré-candidatura à Câmara Federal.
Na administração municipal de Junqueiro, Samyra ressaltou recentemente a atuação de mulheres que ocupam funções estratégicas na gestão. Entre elas estão Aline Fernandes, Lucivânia Vieira, Jane Palmeira, Aldineia Vitorino, Amanda Gomes e a própria Samyra, que esteve à frente da Secretaria de Governo até março deste ano. A presença dessas lideranças reforça o papel feminino na elaboração de políticas públicas e no desenvolvimento do município.
Em março, a ex-secretária deixou o cargo para iniciar uma nova etapa em sua trajetória política. A decisão foi tomada com o objetivo de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados e levar para o cenário nacional a experiência acumulada na gestão municipal, com atenção especial às demandas do Agreste e do Sertão alagoano.
Ao falar sobre sua visão de gestão pública, Samyra defendeu uma política voltada para as pessoas. “Quando colocamos as pessoas no centro das decisões, a política deixa de ser apenas um espaço de debate e passa a ser uma verdadeira ferramenta de transformação”, afirmou.
A trajetória da pré-candidata acompanha um movimento cada vez mais presente na sociedade, com mulheres assumindo posições de liderança e ampliando sua participação nos espaços de decisão. Em Junqueiro, a presença feminina em cargos estratégicos tem sido apontada como um exemplo de valorização da competência e do protagonismo das mulheres na administração pública.


