O governador Paulo Dantas confirmou, nesse sábado (15), que a obra de triplicação da AL-101 Sul terá início no primeiro semestre de 2026. O anúncio foi feito durante a cerimônia que transferiu simbolicamente a sede do Governo de Alagoas para Marechal Deodoro, em homenagem aos 136 anos da Proclamação da República.
A cerimônia ocorreu no antigo Palácio Provincial, primeira capital do estado. Paulo Dantas destacou que a ampliação da rodovia — que se estenderá da Ponte Divaldo Suruagy até a Barra de São Miguel — faz parte do pacote de R$ 5 bilhões em investimentos anunciados pelo governo estadual, atendendo demandas da população e de lideranças políticas da região.
“Essa obra está dentro do conjunto de investimentos de R$ 5 bilhões que nós anunciamos no início da semana. É uma obra muito solicitada pelo prefeito André Bocão, pelo ex-prefeito Cacau, pelo deputado Alexandre Ayres, pelo deputado Rafael Brito, mas principalmente pelas pessoas do Marechal de Deodoro e da Região Metropolitana de Maceió”, afirmou o governador.
Paulo Dantas ressaltou ainda a importância histórica e econômica de Marechal Deodoro, citando o crescimento acelerado do município e os investimentos públicos e privados que têm atraído novos moradores. “É uma enorme alegria para todos nós estarmos aqui, nos 136 anos de Proclamação da República, em Marechal Deodoro, que é um expoente do desenvolvimento do estado de Alagoas”, disse.
Entre os projetos destacados pelo governador, estão obras de mobilidade urbana, unidades de saúde, pavimentação, requalificação de escolas e o programa Ronda no Bairro. Ele também mencionou a inauguração do Aeroporto Divaldo Suruagy, realizada em parceria com o setor privado e autoridades locais.
A mudança administrativa da sede do governo integrou a programação alusiva à Proclamação da República, data que lembra a figura do alagoano Marechal Deodoro da Fonseca. As celebrações começaram com o hasteamento da bandeira, conduzido por Paulo Dantas ao lado do prefeito André Bocão e do deputado Alexandre Ayres.
O prefeito destacou que receber a estrutura do governo estadual na cidade reforça o reconhecimento ao papel histórico de Marechal Deodoro. “É um grande dia para a nossa cidade. Marechal Deodoro tem 434 anos de sua fundação, 136 anos da Proclamação da República e, sem dúvida, é um prestígio muito grande para a cidade”, afirmou André Bocão.
O vice-governador Ronaldo Lessa também ressaltou o crescimento econômico do município. O ex-prefeito Cacau lembrou o simbolismo da data e enfatizou a importância da obra de triplicação da AL-101 Sul para o desenvolvimento da região, incluindo indústria, turismo e crescimento imobiliário.
Deputados Rafael Brito e Alexandre Ayres participaram do evento, que foi encerrado com o desfile cívico-militar no Largo de Taperaguá.


