Donald Trump recebeu nessa quinta-feira (31) uma resposta do ex-presidente russo Dimitri Medvedev, que destacou a existência do sistema soviético de retaliação nuclear conhecido como “Mão Morta” em reação a uma ameaça feita pelo líder norte-americano.
“Trump deveria se lembrar de como a lendária ‘Mão Morta’ pode ser perigosa”, publicou Dimitri em seu canal do Telegram.
Durante a Guerra Fria, a União Soviética criou o sistema de retaliação nuclear automática conhecido no Ocidente como Dead Hand, ou “Mão Morta”. Esse mecanismo foi projetado para assegurar que, mesmo se a liderança russa fosse eliminada em um ataque inicial, um contra-ataque nuclear seria lançado automaticamente. As autoridades russas classificam essa tecnologia como uma “arma apocalíptica”.
Em resposta a uma publicação de Donald Trump na plataforma Truth Social, o ex-presidente russo e aliado de Vladimir Putin rebateu as críticas feitas pelo líder americano. Trump questionou Medvedev após este ter definido as tarifas propostas contra os compradores de petróleo russo como “um jogo de ultimatos” que elevava a tensão entre Rússia e Estados Unidos, aproximando os países de um possível conflito.
“Digam a Medvedev, o ex-presidente fracassado da Rússia que acha que ainda é presidente, para tomar cuidado com suas palavras. Ele está entrando em um território muito perigoso”, afirmou Trump.
Dimitri Medvedev comentou que o comportamento nervoso de Trump indica que a Rússia está avançando na direção correta, pouco tempo depois.