Na manhã do último sábado (1º), a Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar de Maceió (Semdes) realizou o primeiro dia de ação contra o trabalho infantil em cemitérios da capital alagoana. A iniciativa segue até este domingo (2), Dia de Finados.
A ação tem como objetivo intervir e sensibilizar setores públicos e a comunidade sobre a importância de prevenir e combater a exploração da mão de obra infantil com ênfase no feriado nacional, já que a data movimenta a venda de produtos nos arredores e dentro dos cemitérios.
Na ocasião, foram realizadas intervenções com a entrega de panfletos, cartilhas sobre a temática e conversas sobre a importância de prevenir a prática. A coordenadora do AEPETI, Joelma Prescilliano, falou sobre a importância da iniciativa.
“Estamos realizando esse trabalho nos cemitérios do município junto à Abordagem Social e ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, para conscientizar a população, através de ações educativas, diálogos, panfletagem, para sensibilizar o público sobre a importância de previnir e combater a exploração do trabalho na infância dos nossos pequenos maceioenses”, disse.
A ação comtemplou os cemitérios Divina Pastora, no Rio Novo, São Luíz, na Santa Amélia, São José, Trapiche da Barra, Piedade, no Trapiche e o Cemitério Mãe do Povo, localizado no bairro Jaraguá.
Os casos identificados serão encaminhados para os serviços socioassistenciais como o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e para rede pública de proteção como Saúde e Educação.
Intervenções de combate ao trabalho infantil. Fotos: Matheus Silvino/ Ascom Semdes




