Foto: Divulgação/IMA
A circulação de veículos automotores na faixa de areia da Praia do Pontal do Peba, em Piaçabuçu, no Litoral Sul de Alagoas, foi proibida após um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público de Alagoas (MPAL), a Prefeitura de Piaçabuçu e órgãos de segurança. Neste início de Carnaval, a Polícia Militar iniciou a fiscalização na região, e banhistas registraram em vídeo a presença de viaturas policiais na praia. Até o momento, não há informações sobre veículos apreendidos ou prisões.
Além da proibição de veículos, o capitão Adaildo, do 11º Batalhão da PM, reforçou que os tradicionais paredões de som, comuns durante o Carnaval, só poderão funcionar durante o percurso dos blocos. Caso sejam encontrados parados e em funcionamento, os equipamentos serão desligados e apreendidos pelas equipes policiais.
“Está terminantemente proibida a circulação de veículos na faixa de areia da Praia do Pontal do Peba. De acordo firmado com o TAC, com as demais autoridades do município, estamos alertando a você: não vá brincar com carro, moto ou qualquer veículo automotor na faixa de areia”, afirmou o capitão.
Ele também destacou as regras para os paredões de som: “Os paredões dos blocos fiquem também atentos, só estão liberados em movimento, fazendo o circuito do bloco. Não poderão tocar de forma alguma parados. É a Polícia Militar e as demais autoridades preocupadas com a segurança e a alegria do folião”.
O TAC tem como objetivo garantir a segurança das festividades durante o Carnaval. Outra medida determinada pelo acordo foi a instalação de banheiros químicos ao longo da praia, visando oferecer mais conforto e higiene aos foliões.
A ação busca equilibrar a diversão do Carnaval com a preservação do meio ambiente e a segurança dos banhistas, evitando acidentes e danos ao ecossistema local. A fiscalização deve continuar durante todo o período de festas.