Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Newcastle, na Austrália, que usou ondas de luz para medir partículas microscópicas, descobriu que um único arranhão em uma panela antiaderente pode liberar milhões de microplásticos tóxicos em alimentos.
As substâncias chamadas de per e polifluoradas (PFAS), também conhecidas como “produtos químicos para sempre”, pois levam quase uma década para se decompor no corpo e nunca se decompõem no meio ambiente, são partículas à prova de calor e bastões usadas para fazer milhões de itens de cozinha nos EUA. Nos últimos anos, elas têm sido associadas a uma série de problemas de saúde, incluindo vários tipos de câncer, autismo e infertilidade.
Segundo os pesquisadores, apenas um arranhão de cinco centímetros nas panelas de teflon, com uma espátula ou colher, liberou cerca de 2,3 milhões de microplásticos. Apesar dos riscos, não existem regulamentações federais nos EUA sobre a quantidade de PFAS que pode estar na superfície de produtos manufaturados.
O estudo usou a técnica que envolve o uso de ondas de luz para monitorar como as partículas se espalham e interagem umas com as outras em um determinado espaço. Usando imagens microscópicas, os cientistas puderam observar milhões dessas partículas sendo expelidas pela panela, permitindo que entrassem nos alimentos cozidos no prato.
Uma vez que uma pessoa ingere alimentos contaminados com produtos químicos PFAS, eles permanecem no corpo por longos períodos de tempo, pois saem muito lentamente pela urina.
Portanto, muita cautela não só na escolha dos alimentos, mas também nos utensílios da sua cozinha.
Se você precisar de ajuda, baixe agora o Combo Completo da Tireoide, vou lhe ensinar todos os segredos da tireoide saudável.
📚 Referências:
Luo Y, Gibson CT, Chuah C, Tang Y, Naidu R, Fang C. Raman imaging for the identification of Teflon microplastics and nanoplastics released from non-stick cookware. Sci Total Environ. 2022 Dec 10;851(Pt 2):158293. doi: 10.1016/j.scitotenv.2022.158293. Epub 2022 Aug 27. PMID: 36030853.
Ver tradução