O parlamentar José María Balcázar Zelada, do partido Perú Libre, foi eleito presidente do Congresso do Peru na madrugada desta quinta-feira (19). Com a vitória, ele também assumirá interinamente a Presidência da República, após a destituição de José Jerí.
Balcázar superou a ex-presidente do Congresso, María del Carmen Alva, do partido Ação Popular, na disputa interna da Casa Legislativa. A mudança ocorre em meio a um período de instabilidade política no país andino.
Na última terça-feira (17), o Congresso peruano aprovou a destituição de José Jerí após a divulgação de um escândalo envolvendo encontros não informados com um empresário chinês. O então presidente foi afastado do cargo por maioria simples, em moção de censura que registrou 75 votos favoráveis, 24 contrários e três abstenções.
Constitucionalmente, o sucessor imediato seria Fernando Rospigliosi, então presidente do Congresso e próximo na linha sucessória. No entanto, ele recusou assumir a chefia do Executivo, o que levou os parlamentares a realizarem nova escolha.
Com a posse na Casa de Pizarro, sede do governo peruano, Balcázar se torna o oitavo presidente do Peru em um intervalo de oito anos, refletindo o cenário de recorrentes mudanças no comando do país.
A próxima eleição geral no Peru está marcada para o dia 12 de abril deste ano.


