quinta-feira, julho 31, 2025
spot_img
HomePolíticaEm meio a tensão comercial, Mauro Vieira desembarca nos EUA e acena...

Em meio a tensão comercial, Mauro Vieira desembarca nos EUA e acena para possível acordo com Washington

Nesse domingo (27), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, desembarcou nos Estados Unidos em meio às tensões provocadas pelo aumento de tarifas. Caso o governo americano se mostre aberto ao diálogo, o chanceler brasileiro poderá seguir para Washington em busca de uma solução para o impasse, num momento considerado decisivo para os interesses do Brasil.

Donald Trump declarou que irá impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto, em resposta ao posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro, aliado político do líder americano.

O ex-presidente Jair Bolsonaro responde a uma ação penal que investiga uma tentativa de golpe de Estado em 2022. Donald Trump, seu aliado político, criticou o processo, classificando-o como uma “caça às bruxas”, o que levou senadores democratas a acusá-lo de abuso de poder por tentar influenciar decisões da Justiça brasileira.

Enquanto isso, o chanceler Mauro Vieira cumpre compromissos oficiais em Nova York, onde participa de reuniões na Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a situação na Palestina.

Segundo apuração da TV Globo/GloboNews, o chanceler Mauro Vieira demonstrou estar aberto ao diálogo ao viajar aos Estados Unidos, mas condicionou uma possível ida a Washington a um gesto concreto do governo americano indicando interesse em retomar as negociações sobre as tarifas.

Caso os Estados Unidos não apresentem um sinal de interesse, Mauro Vieira deve voltar ao Brasil na quarta-feira (30). No país, continuará empenhado em tentar estabelecer um canal de diálogo com Washington. As atividades do chanceler na ONU estão previstas para segunda (28) e terça-feira (29).

Comitiva

Paralelamente às ações do Itamaraty, uma delegação composta por oito senadores brasileiros está em Washington para participar de diversas reuniões focadas no impacto das tarifas impostas por Trump.

Integram o grupo:

  • Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado;
  • Tereza Cristina (PP-MS), vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado;
  • Jacques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado;
  • Marcos Pontes (PL-SP), vice-presidente do grupo parlamentar Brasil-EUA;
  • Rogério Carvalho (PT-SE);
  • Carlos Viana (Podemos-MG);
  • Fernando Farias (MDB-AL);
  • Esperidião Amin (PP-SC).

Os senadores devem permanecer nos Estados Unidos até, pelo menos, quarta-feira, quando participarão de encontros agendados com líderes empresariais, membros do Congresso americano e representantes da sociedade civil.

Fonte: Política Alagoana

RELATED ARTICLES
- Publicidade -spot_img

NOTÍCIAS POPULARES