O deputado federal Arthur Lira (PP-AL), pré-candidato ao Senado, comentou os números divulgados por pesquisas recentes, entre elas a do instituto Alfa Inteligência, que o colocam em quarto ou quinto lugar na disputa por uma vaga de senador em 2026.
Em entrevista ao perfil O Senadinho, no Instagram, Lira afirmou que os levantamentos não traduzem o quadro real do eleitorado alagoano. “Essas pesquisas não refletem a realidade. Podem ser pesquisas pontuais, feitas por telefone ou apenas em algum local específico. A realidade do Senado é outra”, declarou.
Segundo ele, os cenários apresentados — que apontam Marina Candia e o prefeito JHC entre os líderes na disputa pelo Senado — não devem ser interpretados como tendência consolidada. “Pesquisa quantitativa hoje é prematuro. Ela tira uma radiografia de uma determinada região. Não sei a qual você se refere. Deve ser em Maceió. No Estado a realidade de Senado não é essa (com Marina e JHC liderando). Mas aí são várias pesquisas, é por telefone, é presencial, é com 500 pessoas, com três mil”, explicou.
Mesmo pontuando abaixo de outros concorrentes, a exemplo de Renan Calheiros, Davi Davino Filho e Alfredo Gaspar, Lira não mostra desânimo com o seu projeto para 2026. E apesar das críticas, ele reconheceu que o nome de JHC aparece em primeiro lugar nos levantamentos para o governo, mas tratou o dado com cautela.
“O importante é que a gente construa candidaturas realmente competitivas no nosso campo”, disse, ao defender que seu grupo apresente nomes fortes para governo, Senado, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa nas próximas eleições.
O deputado não demonstrou preocupação com o fato de aparecer nas últimas posições das pesquisas atuais. “Nós precisamos montar bancadas e candidaturas majoritárias que representem a vontade da população. É isso que importa”, afirmou, sinalizando que os números não alteram sua estratégia política.
Ao minimizar os resultados dos levantamentos — que colocam Marina ou JHC na liderança para o Senado em cenários diferentes (veja abaixo) — Lira tenta ganhar tempo enquanto trabalha para consolidar seu nome disputa para o Senado. Não será uma tarefa fácil. Para isso, vai precisar montar um palanque competitivo, Mas essa é outra história.
Em quinto
O resultado da pesquisa Alfa Inteligência, a que O Senadinho se referiu, foi divulgado na quarta-feira (26/11). Foram ouvidas 1.100 pessoas em 35 cidades alagoanas entre os dias 17 e 21 de novembro. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
No cenário 1 para o Senado, JHC aparece liderando com 47%, enquanto o senador Renan Calheiros que aparece em segundo, com 32%. Em terceiro, apare Alfredo Gaspar com 29%, seguido de Davi Davino.
No mesmo levantamento, a primeira-dama de Maceió, Marina Candia, desponta em outro cenário estimulado como favorita na corrida ao Senado: ela atinge 35%, superando nomes tradicionais como Renan Calheiros (31%), Alfredo Gaspar (32%), Davi Davino Filho (23%) e Arthur Lira (17%). Detalhe: na pesquisa ela é apresentada como Marina JHC – nome que irá provavelmente utilizar na campanha do próximo ano.
Fonte: Blog de Edivaldo Junior


