O Conselho Estadual de Comunicação (Consecom) realizou nesta quarta-feira (26) uma nova reunião, na sala de conselhos do Palácio República dos Palmares, em Maceió, para discutir temas ligados à comunicação pública. Um dos pontos analisados foi o papel das Tv”s públicas e como o colegiado pode contribuir para que as emissoras apresentem uma programação mais relevante para o público.
“O Conselho discutiu hoje quais as estratégias e necessidades das Tv”s públicas, seja ela a TV Educativa, por meio do IZP e suas rádios, mas também a TV Ufal. O Conselho está aberto a ouvir a sociedade e vai esperar os dois representantes das TVs públicas na próxima reunião para discutir como o Governo do Estado pode ajudar para que essas emissoras tornem-se cada vez mais relevantes para a sociedade”, explica o presidente do Consecom e secretário de Estado da Comunicação, Wendel Palhares.
Durante a reunião, que contou com a participação de representantes da área, do setor público e da sociedade civil. foram discutidas formas de aproveitar as Tv”s e rádios públicas para registro documental, como parceiras para pautas institucionais e também como parceria da Universidade Federal de Alagoas para a formação de profissionais.
Os conselheiros decidiram discutir em um segundo momento propostas para que os veículos fizessem parte ativamente da comunicação pública, a exemplo da TV Cultura, de São Paulo.
“Quando você entende que a comunicação está mudando muito rápido, você precisa enxergar o que é que os dirigentes das TVs públicas estão pensando para esse novo momento. Porque hoje não se está mais discutindo rádio sem discutir a rádio web; não está discutindo mais TV sem discutir as TVs webs e também as redes sociais”, afirmou Wendel. “Como tudo na vida, a gente sempre vai ter que perguntar qual é, o que é que está se propondo a fazer, e quais as dores e dificuldades para que a gente construa algo realmente estratégico, pensando sempre em conjunto”.
Sobre o Consecom
O Consecom tem como objetivo garantir a participação da sociedade civil organizada, além de outros poderes e instituições públicas, na formulação e acompanhamento das políticas de comunicação do Estado.
A retomada do Consecom faz parte da promessa de campanha do governador Paulo Dantas, e reforça o investimento que o Governo de Alagoas vem realizando na comunicação pública.
A próxima reunião deve acontecer no início de 2026, na segunda quinzena de janeiro.


