Projeto Coleta Seletiva é Massa recolhe mais de 600 quilos de recicláveis durante prévias carnavalescas. Foto: Crystália Tavares/Ascom Alurb
Com o objetivo de manter a orla limpa e organizada, além de preservar o bioma da região evitando que recicláveis fossem parar no mar, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) levou o Projeto Coleta Seletiva é Massa nas prévias carnavalescas que aconteceram no último sábado (22) e domingo (23). Ao todo, o trabalho da Coopmundaú recolheu mais de 600 quilos de materiais recicláveis.
Entre os itens mais coletados pela cooperativa estão as garrafas plásticas e embalagens em geral, que ganharam a destinação correta. A oportunidade de trabalhar durante as prévias também é importante para a geração de renda extra para mais de 170 famílias de cooperados.

“A introdução das cooperativas nestes eventos amplia a capacidade deles terem seu sustento. Além disso, nós ganhamos um reforço na limpeza, que nesse caso anda lado a lado com a sustentabilidade, pois os materiais recolhidos deixam de poluir a cidade, ganham a destinação correta e ainda viram renda para os cooperados”, disse Kedyna Tavares, diretora-executiva da Alurb.
Reforço na limpeza
Aliado ao trabalho realizado pela Coopmundaú estavam mais de 250 garis fazendo a varrição. O reforço era necessário devido a grande concentração de pessoas na orla que, naturalmente, ampliam o descarte irregular. Com o apoio de caminhões pipa, dos profissionais do Ecoleta e dos caminhões coletores, os serviços foram realizados em simultâneo com os blocos. Assim, os agentes fizeram a limpeza logo em seguida a passagem dos foliões.

Na faixa de areia da orla, os serviços de limpeza também foram executados por máquinas. Dentro do mar, a atuação ficou por conta do Ecoboat, que diariamente realiza a coleta dos resíduos que acabam indo para as águas.
“Intensificamos a limpeza nos dois fins de semana que antecedem o carnaval para que a cidade não sofra as consequências desse período de festas e que todos possam curtir as prévias em locais limpos e organizados. Nosso objetivo é que a vida do maceioense não fosse impactada pós-prévias, então tudo foi feito de acordo com a passagem dos blocos, imediatamente devolvendo as vias higienizadas para quem transita”, contou Moacir Teófilo, diretor-presidente da Alurb.



Foto: Crystália Tavares/Ascom Alurb
Fonte: Alexandre Vieira/Ascom Alurb