quinta-feira, julho 31, 2025
spot_img
HomePolíticaCâmara encerra semestre com 100 projetos aprovados e mais de duas mil...

Câmara encerra semestre com 100 projetos aprovados e mais de duas mil indicações

A Câmara Municipal de Maceió encerrou o primeiro semestre de 2025 com um balanço positivo de atividades legislativas, somando mais de 100 projetos de lei aprovados e mais de duas mil indicações de melhorias apresentadas para a cidade. A última sessão ordinária antes do recesso, realizada nesta quinta-feira (26), foi marcada por discursos que valorizaram o papel ativo da atual legislatura no cenário político da capital.

Ao longo dos debates em plenário, vereadores e vereadoras abordaram uma ampla variedade de temas relevantes para a população, como mobilidade urbana, saúde, educação, uso e ocupação do solo, além da revisão do Plano Diretor. Essas pautas também foram discutidas em 20 audiências públicas realizadas desde o início do ano, com participação ativa da sociedade civil.

O presidente da Casa, Chico Filho, ressaltou avanços administrativos importantes alcançados pela Mesa Diretora, como a convocação dos novos servidores aprovados em concurso e a implantação da Escola do Legislativo. A instituição promoveu capacitações voltadas ao funcionamento interno da Câmara e, mais recentemente, ofereceu formação específica sobre o Plano Diretor de Maceió.

“Tivemos um primeiro semestre muito bom, fortalecemos ainda mais este Poder Legislativo e, pouco a pouco, estamos ganhando a confiança da sociedade. Eu ouvi agora há pouco de um colega jornalista que a Câmara tem tomado protagonismo nas discussões políticas aqui no Estado e isso é verdade, porque nós temos hoje um parlamento muito qualificado”, declarou Chico.

O vereador Allan Pierre também avaliou positivamente a atuação da Câmara no semestre e afirmou estar com o sentimento de dever cumprido. Para ele, a pluralidade e a diversidade dos parlamentares que integram a atual legislatura têm sido fundamentais para enriquecer os debates e ampliar as perspectivas nas discussões em plenário.

“Tivemos alguns debates acalorados, mas sempre no campo das ideias. Hoje esse é o poder mais representativo do Estado, somos 27 vereadores, homens e mulheres, da esquerda, da direita, do centro, isso é de fato a representação da população. O nosso maior compromisso é com o cidadão maceioense. Que nosso maior propósito no próximo semestre seja contribuir mais e mais com a melhoria da vida do cidadão”, afirmou.

O vereador Luciano Marinho destacou positivamente a renovação promovida pelos novos parlamentares que ingressaram na atual legislatura, afirmando que eles trouxeram uma nova dinâmica aos debates da Câmara. Ele também reafirmou seu compromisso com as comunidades, garantindo que o trabalho junto à população continuará ativo mesmo durante o recesso do meio do ano.

Já o vereador Thiago Prado aproveitou a última sessão ordinária do semestre para parabenizar os colegas pelas pautas discutidas ao longo do período, com destaque para o debate sobre o Plano Diretor e a criação da Comissão de Segurança Pública, da qual ele assumiu a presidência. Para ele, a atuação da Casa tem refletido as demandas da sociedade maceioense.

Embora o recesso legislativo tenha início oficial nessa quinta-feira (26), a Câmara de Maceió ainda realizará atividades importantes nos próximos dias. Uma sessão extraordinária foi convocada para esta sexta-feira (27), às 10h, para votação de uma Proposta de Emenda à Lei Orgânica. Na segunda-feira (30), haverá reunião das comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Orçamento para análise da versão final da LDO, e na terça-feira (1º), no mesmo horário, será realizada a última sessão extraordinária para votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Fonte: Política Alagoana

RELATED ARTICLES
- Publicidade -spot_img

NOTÍCIAS POPULARES