Centenas de crianças e estudantes, de sete unidades escolares da rede municipal de Maceió, estão vivenciando uma verdadeira imersão em atividades circenses e teatrais a partir desta quarta-feira(29) até sábado(1°). Por meio do projeto Mandala ProCultura, da Secretaria Municipal de Educação(Semed), e do Sesc em Cena, do Sesc Alagoas, o objetivo das ações é valorizar as artes cênicas e ampliar o acesso à cultura para os estudantes.
A iniciativa levará para o chão das escolas e creches, dois espetáculos teatrais: Pavão Misterioso e Suspirar, fortalecendo o trabalho pedagógico com arte e sensibilidade nas unidades educativas.
As unidades contempladas com o projeto são: Centro Municipal de Educação Infantil(CMEI) Professora Albene Clarindo Duarte, CMEI Luiz Calheiros, CMEI João XXII, Escola Municipal Zumbi dos Palmares, Escola Municipal Nosso Lar, Escola Municipal João Sampaio e Escola Municipal Jaime de Altavilla.
Nesta quarta(29), as crianças do CMEI Professora Albene Clarindo Duarte, no Barro Duro, participaram do espetáculo Suspirar, voltado à Educação Infantil, que leva atividades circenses como malabarismo, acrobacias, equilíbrio e encenação, convidando as crianças a explorarem o corpo, o som e o movimento como formas de expressão.
Também hoje, na Escola Municipal Zumbi dos Palmares, no Clima Bom, os estudantes assistiram ao espetáculo teatral Pavão Misterioso, inspirado na literatura popular nordestina, convidando o garotada a mergulhar em um universo simbólico de encantamento, imaginação e valorização das tradições culturais.
Programação
As apresentações da peça teatral Pavão Misterioso acontecem até o dia 1º de novembro, contemplando as escolas Zumbi dos Palmares, Nosso Lar, João Sampaio e Jaime de Altavilla, em diferentes turnos.
O espetáculo Suspirar ocorre nos dias 29, 30 e 31 de outubro, nos Centros Municipais de Educação Infantil Albene Clarindo, Luiz Calheiros e João XXIII também em diferentes turnos.
O coordenador de Arte e Cultura da Semed, Tércio Smith, destacou a importância dessa parceria com o Sesc Alagoas:
Essa iniciativa integra o calendário formativo do Mandala ProCultura e reafirma o compromisso da Semed com apoio do Sesc Alagoas, com o direito à fruição artística, por meio de experiências que estimulam a sensibilidade, o pertencimento e a valorização das expressões culturais alagoanas.
Crianças se animaram com atividades circenses. Fotos: Cortesia




