O ex-presidente Jair Bolsonaro declarou que o senador Flávio Bolsonaro (PL) será seu candidato à Presidência da República nas eleições de 2026. A decisão de indicar um membro da família foi transmitida a aliados próximos nesta semana. Trata-se da primeira manifestação do tipo feita pelo ex-chefe do Executivo, que atualmente cumpre prisão na carceragem da Polícia Federal em Brasília.
Bolsonaro avalia que o filho mais velho adquirirá força política para a campanha a partir do momento em que passar a atuar como pretendente ao Palácio do Planalto e realizar agendas por diferentes regiões do país. Na percepção do ex-presidente, Flávio promove unidade no partido e dispõe de uma base relevante de governadores aliados, como Tarcísio de Freitas (Republicanos), em São Paulo, e Cláudio Castro (PL), no Rio de Janeiro.
Devido a isso, a expectativa é que o senador intensifique viagens pelo território nacional e assuma um papel central nos debates e embates políticos com o presidente Lula.
No núcleo familiar dos Bolsonaro, Flávio é visto como o candidato que transmitiria “previsibilidade” aos setores político e econômico, em razão de um perfil considerado mais moderado em comparação aos seus irmãos.
Sobre as candidaturas a vice
No novo contexto, a tendência é que Michelle Bolsonaro dispute uma vaga ao Senado pelo Distrito Federal, e que alguma legenda de centro indique o vice na chapa de Flávio.
Do lado governista, dirigentes do PT têm argumentado que Geraldo Alckmin, do PSB, volte a ser o candidato a vice-presidente na chapa liderada por Lula.


