quarta-feira, setembro 10, 2025
spot_img
HomePolíticaPesquisa inédita mostra cenário desastroso para Bolsonaro em 2026

Pesquisa inédita mostra cenário desastroso para Bolsonaro em 2026

Uma nova pesquisa eleitoral telefônica do Instituto IBESPE apresenta um cenário desfavorável para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com vistas às eleições presidenciais de 2026. O levantamento mostra que ele tem atualmente apenas 18,8% das intenções de voto na pesquisa espontânea, enquanto o presidente Lula (PT) aparece na liderança com 31,5%.

A comparação com o levantamento anterior, realizado em junho, revela uma queda significativa na popularidade de Bolsonaro. Na ocasião, o ex-presidente registrava 23,1% das menções. Desde que foi colocado em prisão domiciliar no dia 4 de agosto e proibido de conceder entrevistas, seu nome tem perdido espaço na memória dos eleitores.

Sem apresentar opções de candidatos ao entrevistado, a pesquisa espontânea do IBESPE foi realizada entre os dias 1º e 4 de setembro, com 1.008 entrevistas feitas por telefone em todo o Brasil. O estudo tem margem de erro de 3,1 pontos percentuais e um grau de confiança de 95%.

Outro destaque do levantamento é o crescimento expressivo do grupo de “outros candidatos”, que passou de 2,5% em junho para 13% neste mês. Essa mudança indica um movimento de parte do eleitorado em busca de alternativas fora do eixo Lula-Bolsonaro.

Entre os nomes mais citados nesse grupo, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, aparece com 6,8% das menções. Também foram lembrados Ciro Gomes (1,1%), Nikolas Ferreira (0,7%) e figuras menos tradicionais no cenário presidencial, como o youtuber Felca (0,1%), Renan Santos do MBL (0,06%) e a deputada Erika Hilton (0,04%).

Lembrança de Bolsonaro está diminuindo, diz pesquisador

Para o cientista político Marcelo Di Giuseppe, coordenador da pesquisa, o dado mais relevante não está apenas na queda de Jair Bolsonaro nas intenções de voto, mas na perda de força mesmo entre seus eleitores de 2022. Segundo ele, “o eleitor de direita não está órfão, mas sim em busca de substitutos”, indicando um cenário de fragmentação no campo conservador.

A perda de protagonismo de Bolsonaro se agrava diante de seu status jurídico. Em junho de 2023, o ex-presidente foi declarado inelegível pela Justiça Eleitoral, o que compromete sua participação direta nas próximas eleições.

Neste momento, o ex-mandatário enfrenta ainda um julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), no qual é acusado de ter liderado uma tentativa de golpe de Estado entre o fim de 2022 e o início de 2023. A Procuradoria-Geral da República sustenta que os atos culminaram nos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Em sua defesa, Jair Bolsonaro nega qualquer envolvimento nos eventos que resultaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília, por seus apoiadores.

O julgamento, que segue em andamento, é visto como um divisor de águas no cenário político nacional e pode selar de vez o futuro do ex-presidente, tanto eleitoral quanto juridicamente.

Fonte: Política Alagoana

RELATED ARTICLES
- Publicidade -spot_img

NOTÍCIAS POPULARES