Equipes do Samu não medem esforços para atender a população de forma ágil e eficiente
Sinistro aconteceu no início da noite de domingo (19), em Matriz do Camaragibe
Um jovem de 26 anos foi socorrido em estado gravíssimo pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) no domingo (19), por volta das 18h, vítima de colisão entre uma motocicleta e um caminhão no município de Matriz do Camaragibe, interior de Alagoas.
A equipe de Unidade de Suporte Básico (USB) do município conduziu o paciente do local do acidente para a unidade de saúde mais próxima, o hospital Luiz Arruda, onde foram realizados alguns procedimentos avançados. De lá ele foi transferido para o Hospital Regional do Norte.
Devido à gravidade do acidente, foi solicitada a transferência da vítima para o Hospital Geral do Estado (HGE), em uma Unidade de Suporte Avançado (USA-UTI Móvel), para a realização de procedimentos especializados.
Durante todo o percurso foram executados vários procedimentos, entre eles, a imediata permeabilização da via aérea – procedimento essencial para garantir a oxigenação em pacientes inconscientes. Todos os procedimentos foram orientados pela Central de Regulação das Urgências (CRU), em Maceió.
Não há informações sobre a dinâmica do sinistro e nem de quem seria a responsabilidade.
A coordenadora geral do Samu Alagoas, enfermeira Beatriz Santana, destacou a importância do uso de equipamentos de proteção por motociclistas. “Esse caso prova a urgência de conscientização. Capacete, luvas, caneleiras e outros EPIs salvam vidas. Muitas lesões graves poderiam ser evitadas ou amenizadas com o uso correto desses itens”, afirmou. Ela também alertou sobre o respeito aos limites de velocidade: “Dirigir dentro da velocidade permitida nas rodovias é fundamental para prevenir tragédias”.
O técnico de enfermagem Hebertt Lima de França, que participou do socorro, destacou o trabalho eficaz das equipes. “Não medimos esforços para garantir um atendimento ágil e eficiente. Fizemos todos os procedimentos necessários para preservar a vida do paciente”, declarou.


