Nesse domingo (6), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou a rede social Truth Social para publicar uma longa mensagem com críticas ao bilionário Elon Musk. No texto, Trump afirma que o empresário está “fora dos trilhos” e condena a proposta de criação de um terceiro partido político nos EUA, defendida por Musk. Segundo o ex-presidente, a iniciativa provocaria “disrupção e caos completos e totais” no sistema político do país.
“Estou triste ao ver Elon Musk sair completamente dos trilhos, basicamente se tornando um desastre nas últimas cinco semanas. (…) A única coisa para a qual os terceiros partidos servem é para criar desordem e caos completos e totais”, escreveu na postagem.
Disputa entre Trump e Musk
Desde maio, Elon Musk tem criticado Donald Trump, especialmente o projeto orçamentário do ex-presidente, que chamou de “abominação repugnante”. Musk alega que a proposta aumentará o déficit dos EUA, com estimativa de acréscimo de US$ 3,3 trilhões à dívida pública. Em resposta, Trump chegou a sugerir a possibilidade de deportar Musk, que tem cidadanias sul-africana, americana e canadense.
O bilionário Elon Musk anunciou no sábado (5) a criação de um novo partido político nos Estados Unidos, o chamado Partido América. A proposta visa romper com o atual sistema bipartidário do país, dominado pelo Partido Democrata e pelo Partido Republicano. O anúncio ocorre após o rompimento público entre Musk e Donald Trump, ocorrido pouco mais de um mês atrás.
Em resposta, o ex-presidente Donald Trump afirmou que os republicanos são uma “máquina” política eficiente, destacando que o partido foi responsável por aprovar, segundo ele, “o maior projeto de lei do gênero na história do nosso país”, em referência ao megaprojeto aprovado pelo Congresso na última terça-feira (1º/7).
“É um ótimo projeto, mas, infelizmente para Elon, elimina o ridículo Mandato de Veículos Elétricos (VE), que teria forçado todos a comprar um carro elétrico em um curto espaço de tempo”, acusa Trump.
A revogação dos incentivos para veículos elétricos foi um dos principais fatores que provocaram o rompimento entre Donald Trump e Elon Musk. O bilionário, que teve papel de destaque na campanha que reconduziu Trump à Casa Branca, havia contribuído com doações e colocado sua imagem pessoal a serviço do então aliado.
Na mensagem, Trump afirmou que Elon Musk já estava ciente de sua intenção de encerrar os incentivos para veículos elétricos. O ex-presidente também acusou o bilionário de ter alinhamento com os democratas.
“Elon pediu que um de seus amigos próximos comandasse a Nasa (a agência espacial americana) e, embora eu achasse o amigo dele muito bom, fiquei surpreso ao saber que ele era um democrata de sangue azul, que nunca havia contribuído para um republicano antes. Elon provavelmente também era”, escreveu.
Ideiais
Ao apresentar o novo partido nos EUA, Elon Musk destacou algumas das possíveis bandeiras da legenda: redução da dívida pública por meio de gastos responsáveis; modernização das forças armadas com o uso de inteligência artificial e robótica; defesa da tecnologia e aceleração no desenvolvimento da IA; diminuição da regulamentação, especialmente no setor energético; garantia da liberdade de expressão; apoio ao pró-natalismo; além de adotar posições centristas em outras áreas políticas.