domingo, agosto 31, 2025
spot_img
HomePolíticaTrump aposta em muro preto para reforçar barreira; calor seria novo obstáculo...

Trump aposta em muro preto para reforçar barreira; calor seria novo obstáculo a imigrantes

Donald Trump decidiu alterar a cor do muro que separa os Estados Unidos do México: o presidente estadunidense exigiu que toda a extensão do muro fosse pintada de preto.

De acordo com o governo, a medida busca tornar a entrada ilegal mais difícil, aquecendo a superfície do metal e desencorajando tentativas de atravessar a fronteira.

“Agora, sob a orientação do presidente, ele será pintado de preto, tão quente ao toque que imigrantes ilegais nem tentarão”, disse Kristi Noem, secretária de Segurança Interna dos EUA responsável pelas políticas anti-imigração do governo Trump. Noem publicou nesta quarta-feira (20) na rede social X fotos do início das obras, explicando os detalhes da ação.

O Departamento de Segurança Interna dos EUA anunciou que, em julho, o número de migrantes interceptados na fronteira com o México atingiu um “mínimo histórico” de 6.070 pessoas e queda de 15% em relação a março.

“Hoje completa 7 meses do segundo mandato de Trump. Quando começamos a trabalhar, os Estados Unidos enfrentavam a pior crise de fronteira da história. Hoje, essa crise não está apenas sob controle — ela foi obliterada. Este muro faz parte da diferença. Alto demais para escalar. Estreito demais para passar. (…) Ele ajuda nossos agentes a fazerem seu trabalho. Ele serve como escudo e símbolo: um monumento ao compromisso inabalável do presidente Trump com este país e com a segurança do povo americano”, disse a secretária em sua publicação.

Pouco depois de assumir, em janeiro, Donald Trump divulgou imagens mostrando tropas da fronteira entre EUA e México, com veículos militares e helicópteros patrulhando uma área não especificada. 

Entre as ações do novo governo para conter a imigração ilegal, o ICE (Serviço de Imigração e Controle de Alfândega dos EUA) recebeu autorização para realizar deportações imediatas, retornando ao México pessoas recém-chegadas, prática que contraria normas internacionais.

O governo também declarou emergência nacional e ampliou os poderes dos agentes federais de imigração para deter suspeitos.

Fonte: Política Alagoana

RELATED ARTICLES
- Publicidade -spot_img

NOTÍCIAS POPULARES