O tradicional rodeio de Barretos, que chegou à 70ª edição nesse sábado (23), serviu de palco para um gesto político. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) discursou em defesa do aliado Jair Bolsonaro (PL), em prisão domiciliar por decisão do STF.
Durante sua fala na festa, o governador Tarcísio de Freitas recebeu do deputado estadual Lucas Bove (PL) um boneco inflável e, logo depois, o exibiu ao público.
“Essa pessoa [Jair Bolsonaro] que fez tudo por mim, que me abriu portas e está passando por uma grande injustiça. Mas, se a humilhação traz tristeza, o tempo vai trazer justiça, e eu tenho certeza que a justiça chegará”, afirmou no palco. “Tenho certeza que esse Brasil vai encontrar com o seu futuro e com a sua vocação, que é ser grande”, finalizou.
O ex-presidente, que figura como réu em ação penal, é acusado de diversos crimes, entre eles tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e destruição de patrimônio tombado, além de tentar abalar de forma violenta o regime democrático.
Enquanto isso, a presença da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) em Barretos era aguardada, mas não se concretizou. Para marcar sua participação, o governador Tarcísio de Freitas chegou a ajustar sua agenda e compareceu ao evento.
Além de Tarcísio de Freitas, a abertura da Festa do Peão de Barretos contou com a presença de outros dois governadores de destaque: Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás, e Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais. Os três líderes de direita, todos com olhares voltados para 2026, se movimentam como possíveis pré-candidatos à Presidência da República.