segunda-feira, abril 14, 2025
spot_img
HomeAlagoasSesau e Ministério da Saúde promovem Oficina de Desenvolvimento da Linha de...

Sesau e Ministério da Saúde promovem Oficina de Desenvolvimento da Linha de Cuidado do Câncer da Boca

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) em parceria com o Ministério da Saúde iniciou, nesta quarta-feira (9), a Oficina de Desenvolvimento da Linha de Cuidado do Câncer de Boca. A iniciativa, que prossegue até quinta-feira (10), na Sala Invertida do Campus IV do Cesmac, em Maceió, é voltada para gestores e técnicos que atuam na assistência odontológica nas macrorregiões de Saúde 1 e 2 de Alagoas.

A superintendente de Atenção Primária e Ações Estratégicas da Sesau, Karini Omena, destacou a importância do evento para aprimorar a assistência odontológica no Estado. “O câncer de boca é uma doença grave e possivelmente fatal quando não diagnosticada precocemente e tratada em tempo oportuno. Caso não leve o paciente à morte, ele pode deixar sequelas graves, que comprometem o paciente de ter uma vida normal”, destacou.

Já a coordenadora do Programa Estadual de Saúde Bucal, a cirurgiã-dentista Lisiane Torres, explicou que o encontro faz parte de um esforço nacional para criação da linha de cuidado para câncer de boca. Essas oficinas irão avaliar a realidade de cada região, criando protocolos de atendimento, envolvendo a Atenção Primária e o cuidado especializado. “A assistência envolve a participação e atuação conjunta entre municípios, estado e governo federal e irá promover mais segurança e acessibilidade para a população”, ressaltou.

Ainda durante a oficina, a pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), Tatiana Toporkov, ressaltou que o câncer de boca quando diagnosticado precocemente tem uma grande chance de cura. “No Brasil foram registrados 15.100 novos casos em 2024, sendo 280 em Alagoas, e 76% são diagnosticados em estágio avançado”, declarou Tatiana.

Presente ao evento, a estomatologista referencial da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, Sônia Ferreira, destacou a importância do evento para a evolução do cuidado dos pacientes acometidos por câncer de boca. “A união entre diferentes áreas e esferas administrativas é essencial para a criação da linha de cuidado que irá atender de forma integral o paciente reforçando o diagnóstico precoce e acolhimento”, reforçou.



Fonte: TV Alagoas

RELATED ARTICLES
- Publicidade -spot_img

NOTÍCIAS POPULARES