Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
O Flamengo divulgou, nesta sexta-feira, a lista dos jogadores disponíveis para o confronto contra o Fortaleza, neste sábado, pelo Brasileirão. Com a ausência de Pedro, que sofreu uma fratura no braço durante o confronto contra o Racing, pela ida da Copa Libertadores, o técnico Filipe Luís decidiu relacionar os atacantes Juninho e Wallace Yan. Apesar…
O Flamengo divulgou, nesta sexta-feira, a lista dos jogadores disponíveis para o confronto contra o Fortaleza, neste sábado, pelo Brasileirão. Com a ausência de Pedro, que sofreu uma fratura no braço durante o confronto contra o Racing, pela ida da Copa Libertadores, o técnico Filipe Luís decidiu relacionar os atacantes Juninho e Wallace Yan.
Apesar dos retornos, o time tem mais problemas para o confronto contra o Fortaleza, na Arena Castelão. Carrascal e Pulgar estão fora por suspensão, enquanto Léo Ortiz e Alex Sandro foram preservados pela comissão técnica — o lateral vai realizar um controle de carga e o zagueiro seguirá em tratamento do trauma sofrido no tornozelo.
De la Cruz também está fora. O rubro-negro informou que o meio-campista apresentou um quadro de virose ao longo da semana, com estado febril “comprovado por exame de sangue realizado pelo clube”. Devido ao seu estado, não participou dos últimos treinamentos.
Juninho foi relacionado para o jogo contra o Botafogo, há nove dias, mas ficou de fora da lista dos dois últimos jogos — Palmeiras e Racing. No entanto, o atacante não entra em campo pelo time rubro-negro desde o empate contra o Ceará, no dia 3 de agosto. Ele atuou por 15 minutos.
Wallace Yan, por sua vez, não era relacionado por Filipe Luís desde a derrota para o Bahia, no dia 5 de outubro. O jovem de 20 anos foi expulso no confronto e cumpriu suspensão automática diante do Botafogo, mas ficou de fora por opção técnica dos jogos contra Palmeiras e Racing. Agora, com a ausência de Pedro, ele volta a estar disponível.
Outras opções no ataque
Em um ano que já vinha sendo marcado para Pedro pelo retorno após uma lesão no joelho e polêmicas extracampo, o Filipe Luís não conseguiu fazer Plata e Bruno Henrique ganharem sequência nem reforços como Juninho se encaixarem na equipe. Inclusive, o camisa 27 disse que Filipe não pretende mais usá-lo no centro do ataque.
— Não é minha posição, todo mundo sabe. Deixei claro para o Filipe que quero ajudar o grupo, mas em outra posição que não seja a de 9 — declarou Bruno Henrique na zona mista. — Conversei, e ele entendeu bem. É saber lidar com a situação.
O atacante tem nove gols na temporada, enquanto Plata marcou cinco. Ambos participam muito dos jogos, mas atuam na posição de falso 9, mais propensos a papéis táticos do que a serem artilheiros.
Quem faz isso em 2025 é Arrascaeta, que vem pisando mais na área e vive a melhor temporada da carreira, com 20 gols. Com a subida de produção de Carrascal, meia polivalente e autor do gol da vitória de quarta, também é possível pensar em uma associação entre os dois gringos. Contudo, o colombiano também está fora do jogo contra o Fortaleza.


