Foto: Reprodução/Arquivo
A Defesa Civil de Alagoas emitiu um alerta de alagamentos neste sábado, 28, devido ao aumento do nível do Rio Santo Antônio, que já ultrapassou a cota de transbordamento. Segundo o boletim divulgado na tarde de hoje, o rio atingiu 4,09 metros, enquanto a cota limite é de 3,5 metros. Com isso, ruas de São…
A Defesa Civil de Alagoas emitiu um alerta de alagamentos neste sábado, 28, devido ao aumento do nível do Rio Santo Antônio, que já ultrapassou a cota de transbordamento.
Segundo o boletim divulgado na tarde de hoje, o rio atingiu 4,09 metros, enquanto a cota limite é de 3,5 metros. Com isso, ruas de São Luís do Quitunde começaram a alagar, causando preocupação nas autoridades locais e na população.
Além do Rio Santo Antônio, a Defesa Civil também monitora o Rio Manguaba, que apresenta níveis elevados e coloca em risco outras áreas. Em Jundiá, o nível do rio chegou a 2,19 metros, próximo à cota de transbordamento de 2,8 metros, e em Porto Calvo, o nível é de 2,21 metros, com a cota-limite sendo 2,5 metros.
A preocupação é crescente, pois, caso as chuvas persistam nas próximas horas, há risco real de transbordamento também no Rio Manguaba. O alerta segue válido até o domingo (29), com as autoridades em estado de prontidão para atender à população em caso de necessidade.
Outro ponto de atenção é a situação da cidade de Colônia Leopoldina, onde o nível do rio também está acima da normalidade devido às chuvas registradas no dia 27. Algumas ruas já apresentam focos de alagamento, e a Defesa Civil orienta a população a permanecer em alerta.
A Defesa Civil afirmou que todos os órgãos de segurança e resgate estão em operação, prontos para agir caso seja necessário.