sexta-feira, setembro 19, 2025
spot_img
HomePolíticaRenan Filho chama PEC da Blindagem de “PEC da Bandidagem”

Renan Filho chama PEC da Blindagem de “PEC da Bandidagem”

Nessa quinta-feira (18), o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), posicionou-se publicamente contra a chamada PEC da Blindagem, aprovada recentemente pela Câmara dos Deputados. A proposta tem gerado polêmica por ampliar a proteção de parlamentares contra investigações e ações judiciais, sendo vista por muitos como um retrocesso na luta por transparência e responsabilização.

Em postagem nas redes sociais, Renan Filho endossou as críticas já feitas pelo senador Renan Calheiros, presidente do MDB de Alagoas. O ministro também adotou a expressão usada por opositores da medida em Brasília, reforçando o coro de autoridades e setores da sociedade que veem na PEC um obstáculo à fiscalização e ao combate à impunidade.

“Não é à toa que muitos já chamam de PEC da bandidagem. Essa proposta aprovada na Câmara dificulta investigações contra parlamentares. Para que um deputado ou senador seja investigado, será preciso o aval do plenário, em voto secreto, sem que o cidadão saiba como votou o seu representante. Se passar, até criminosos poderão usar um mandato como escudo”, disse.

Renan Filho classificou a PEC da Blindagem como “inadequada, inoportuna e imoral”, alertando para os perigos de que a medida facilite a atuação do crime organizado dentro do Congresso Nacional. Segundo o ministro, a proposta representa uma ameaça direta à transparência e ao combate à impunidade.

Ele também ressaltou a postura do MDB em Alagoas, que advertiu os deputados que votaram a favor da medida, e defendeu que a mesma posição seja adotada pelo partido no Senado. “Sugeri que o MDB feche questão contra a PEC da Blindagem. Um partido que foi protagonista na redemocratização do Brasil não pode agora compactuar com um retrocesso dessa magnitude”, declarou.

“Se essa PEC passar, até criminosos poderão usar um mandato eletivo como escudo. É o estímulo à compra de uma eleição para escapar de investigação, processo ou prisão. É o caminho aberto para a infiltração do crime organizado no Congresso. Em Alagoas, o MDB já mostrou que tem lado. Advertiu publicamente os deputados que votaram a favor desse retrocesso. Essa é a postura correta diante de uma PEC inadequada, inoportuna e imoral”,afirmou.

“Eu defendo que o MDB do Senado siga o mesmo caminho. Sugeri que o partido feche questão na votação contra a PEC da blindagem. O MDB, que ajudou a redemocratizar o Brasil, não pode se tornar cúmplice de uma medida que acaba com a transparência e fortalece a impunidade. No Senado, vamos lutar para derrotar a PEC da blindagem. Essa luta é pelo Brasil, é pela democracia. Pode contar comigo”, apontou.

Fonte: Política Alagoana

RELATED ARTICLES
- Publicidade -spot_img

NOTÍCIAS POPULARES