A atuação dos congressistas não tem agradado a maioria da população: 51% reprovam o trabalho do Congresso, segundo pesquisa Genial Quaest divulgada nesta segunda-feira (21).
A pesquisa ouviu 2.004 pessoas entre os dias 10 e 14 de julho e apontou que 42% aprovam a atuação do Congresso. Outros 7% preferiram não opinar. O levantamento tem margem de erro de dois pontos percentuais e 95% de nível de confiança.
A pesquisa também avaliou a percepção dos brasileiros em relação a temas que polarizam opiniões. Acompanhe os resultados:
Entre os grupos religiosos analisados, católicos e evangélicos, os católicos demonstraram maior aprovação ao desempenho do Congresso Nacional, com 45% de avaliações positivas. Veja os dados:
Católicos

Aprovação do Congresso Nacional
Religião – Católicos
Evangélicos

O grau de instrução influencia diretamente a avaliação do Congresso: quem estudou até o ensino fundamental tende a aprovar mais o trabalho dos parlamentares. Por outro lado, entre os que concluíram o ensino superior, predomina a desaprovação.
Até o Ensino Fundamental

Aprovação do Congresso Nacional
Ensino Médio completo

Ensino Superior Completo

Segundo o recorte por posicionamento político, a maior aprovação ao Congresso parte de eleitores alinhados ao lulismo e ao PT. Em contraste, bolsonaristas concentram as maiores taxas de reprovação.
Lulista/Petista

Aprovação do Congresso Nacional
Posicionamento político – Não é Lulista/Petista, mas mais à esquerda

Aprovação do Congresso Nacional
Posicionamento político – Não tem posicionamento

Aprovação do Congresso Nacional
Posicionamento político – Não é Bolsonarista, mas mais à direita

Aprovação do Congresso Nacional
Posicionamento político – Bolsonarista

A pesquisa também considerou o comportamento eleitoral dos entrevistados no segundo turno das eleições presidenciais de 2022. Entre os eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 48% aprovam o desempenho do Congresso, enquanto 46% desaprovam. Já entre os que votaram em Jair Bolsonaro (PL), a desaprovação é maior: 54%, ante 41% de aprovação.
Dos eleitores que optaram por não votar, anular ou votar em branco no segundo turno de 2022, 55% reprovam o desempenho do Congresso Nacional. Já 35% demonstram aprovação, enquanto 10% afirmaram não saber ou preferiram não responder.
De acordo com a pesquisa, a aprovação ao trabalho do Congresso é mais alta entre os moradores do Nordeste, enquanto os índices de reprovação são maiores no Sudeste. A divisão regional mostra diferenças significativas na percepção da atuação parlamentar pelo país.
Nordeste

Aprovação do Congresso Nacional
Sudeste

Aprovação do Congresso Nacional
Sul
