quinta-feira, outubro 23, 2025
spot_img
HomePolíticaPT recorre ao plenário contra arquivamento de processo contra Eduardo

PT recorre ao plenário contra arquivamento de processo contra Eduardo

Líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ) protocolou um recurso no plenário contra o parecer do Conselho de Ética que arquivou o processo de cassação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Segundo Lindbergh, foram reunidas 82 assinaturas favoráveis ao recurso, número que supera o mínimo exigido pelo regimento interno da Casa. A petição já foi entregue à Mesa Diretora e agora cabe ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidir sobre o prosseguimento.

O Código de Ética da Câmara determina que o arquivamento de uma representação só se torna definitivo se não houver recurso ao plenário, que precisa ser subscrito por pelo menos um décimo dos deputados, o que equivale a 52 parlamentares entre os 513 membros, conforme o artigo 58 do Regimento Interno.

Na quarta-feira (22), o Conselho de Ética decidiu, por 11 votos a 7, arquivar o processo que poderia resultar na perda do mandato de Eduardo Bolsonaro. O parecer favorável ao arquivamento foi apresentado pelo relator Delegado Marcelo Freitas (União-MG).

Eduardo Bolsonaro responde a uma representação por quebra de decoro parlamentar, relacionada à sua atuação nos Estados Unidos contra o Judiciário brasileiro, país onde está desde fevereiro.

A ação que motivou a abertura do processo foi apresentada pelo PT, que questionava a articulação do deputado com autoridades norte-americanas para atacar instituições brasileiras, especialmente o Supremo Tribunal Federal e seus ministros.

Ao defender seu relatório, Delegado Marcelo Freitas ressaltou a imunidade parlamentar e afirmou que é legítimo que parlamentares se manifestem tanto em território nacional quanto no exterior.

Fonte: Política Alagoana

RELATED ARTICLES
- Publicidade -spot_img

NOTÍCIAS POPULARES