A noite desta segunda-feira (6) foi marcada pelo lançamento do Programa Filmaê, uma iniciativa do Governo de Alagoas, em parceria com o ONU-Habitat, que busca promover cidadania digital, inclusão social e formação profissional por meio da comunicação. O evento aconteceu no Centro Cultural Arte Pajuçara e reuniu jovens, familiares, autoridades e representantes de instituições envolvidas no projeto.
O Filmaê tem como proposta unir comunicação, cidadania e oportunidade para jovens das comunidades periféricas de Maceió. Ao todo, 24 participantes foram selecionados em diferentes grotas da capital para participar de oficinas práticas nas áreas de direção, roteiro, fotografia, produção e som direto.
Durante as últimas semanas, os participantes vivenciaram todas as etapas do processo de criação audiovisual, da ideia inicial ao produto final — e, divididos em grupos, desenvolveram campanhas publicitárias completas, criadas do zero. Os resultados desse trabalho foram exibidos no evento de lançamento, em uma mostra que emocionou o público presente.
Para muitos dos jovens participantes, o projeto foi o primeiro contato com o audiovisual e também a primeira oportunidade de ver suas histórias contadas com o protagonismo de quem as vive.
Fonte: Redação com assessoria