O governo austríaco anunciou nessa terça-feira (5) que o presidente Alexander Van der Bellen não participará da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, no Pará. A decisão foi justificada pelos altos custos da viagem, incluindo as tarifas elevadas de hospedagem na cidade-sede do evento.
“Os custos particularmente altos para a participação do Presidente Federal na COP deste ano, além da delegação austríaca de negociadores, não estão dentro da estrutura orçamentária apertada da Chancelaria Presidencial por razões logísticas”, afirmou Bellen em um comunicado divulgado na mídia estatal do país.
Apesar da ausência do presidente Alexander Van der Bellen, a Áustria terá representação na COP30 por meio do ministro do Meio Ambiente, Norbert Totschning.
O evento, marcado para ocorrer entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém (PA), enfrenta críticas devido ao aumento expressivo nos preços das diárias de hotéis, o que tem gerado preocupação entre os participantes internacionais.
Segundo o embaixador André Corrêa do Lago, que preside a conferência, pelo menos 25 países solicitaram a mudança do local do evento, alegando que os custos de hospedagem na capital paraense inviabilizam a participação de diversas delegações.