Desde 2023, a Prefeitura de Maceió executa o programa de climatização de creches e escolas municipais. O objetivo da iniciativa é proporcionar ambientes confortáveis para alunos e professores desenvolverem com mais qualidade a relação ensino-aprendizagem. Das 157 unidades de ensino do município, 83 foram 100% climatizadas e outras 55 estão com os projetos elétricos e de climatização em andamento para beneficiar 60 mil estudantes e profissionais da educação.
Com a iniciativa da administração municipal, diversas instituições escolares receberam o selo de Escola 100% Climatizada, entre elas, a Escola Municipal Cleto Marques Luz, a Escola Municipal Floriano Peixoto e a Escola Municipal Paulo Henrique Costa Bandeira. Ao todo, mais de 30 mil estudantes foram beneficiados pela gestão JHC.
A climatização tem transformado a rotina escolar, como constata a vice-diretora da Escola Municipal Cleto Marques Luz. Para Claudecir Avelino Martins, a mudança foi fundamental para a melhoria na qualidade de vida das crianças. A escola está 100% climatizada, desde maio, e isso veio melhorar muito o ensino. As crianças estão mais concentradas, antes era uma agitação, provocada por causa do calor e dos ventiladores. Hoje, o ambiente é mais tranquilo e os pais também percebem essa diferença, relata.
A diretora da unidade de ensino, Alexsandra Cardoso da Silva, lembra que a climatização foi acompanhada por uma grande reforma estrutural. Antes, no verão, as crianças chegavam a passar mal de tanto calor. Os ventiladores eram antigos e não resolviam. Agora, temos um espaço renovado, bonito, muito procurado, e as salas climatizadas fazem toda a diferença no bem-estar e na concentração dos alunos e professores, diz.

Os estudantes também percebem os efeitos das melhorias do comportamento em sala de aula e também do desempenho escolar. Para Maria Vitória, 11 anos, aluna do 5° ano do Ensino Fundamental, a climatização das salas contribuiu para a melhoria da concentração e do aprendizado. Antes, era muito calor. A gente ficava suada, depois do intervalo e da educação física. Agora, está muito melhor. O ar-condicionado é ótimo e dá para prestar mais atenção nas aulas e isso é muito bom, porque a gente aprende mais, explica.
Para a professora Ana Paula Rocha, a melhoria reflete no desempenho em sala. A climatização favoreceu demais, principalmente no turno da tarde, quando o calor é maior. As crianças, hoje, têm muito mais disposição para realizar as atividades. Foi um avanço enorme para o aprendizado, destacou.