O prazo para declarar o Imposto de Renda 2025 começa nesta segunda-feira (17/03), a partir das 8h, e vai até 30 de maio, às 23h59 (horário de Brasília). Entre as novidades deste ano estão a ampliação do limite de isenção, novas regras para declarar bens e rendimentos no exterior, além da obrigatoriedade de informar trustes e aplicações financeiras internacionais. A Receita Federal priorizará contribuintes que optarem pela restituição via Pix e pela declaração pré-preenchida, além dos grupos tradicionais, como idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência ou doenças graves.
A declaração pré-preenchida, no entanto, só estará disponível a partir de 1º de abril. Segundo Juliano Neves, subsecretário de Gestão Corporativa da Receita, o atraso se deve a “dificuldades internas”, incluindo a greve dos servidores do Fisco. Ele destacou que o ideal seria lançar todas as funcionalidades juntas, mas as circunstâncias impediram.
André Felix de Oliveira, especialista em direito tributário, elogiou as mudanças, que podem reduzir a burocracia e agilizar o recebimento de restituições. No entanto, ele alerta para os riscos de compartilhar senhas da conta gov.br, que dá acesso a serviços governamentais e transações bancárias