A procuradora de Justiça do Ministério Público de Alagoas (MPAL), Maria Marluce Caldas, assume nesta quinta-feira (4) uma das cadeiras do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. A cerimônia de posse será transmitida ao vivo pelo canal oficial do STJ no YouTube.
Após oito meses de articulação política, a nomeação de Marluce contou com o apoio do prefeito de Maceió, JHC, seu sobrinho, e do influente grupo político da família Calheiros.
Entre as autoridades esperadas para a posse estão os senadores Renan Calheiros e Fernando Farias, ambos do MDB. Também devem marcar presença o ministro dos Transportes e senador licenciado Renan Filho (MDB), além do deputado federal Arthur Lira (PP).
O Senado Federal aprovou a indicação de Marluce Caldas em 13 de agosto de 2025, com unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça e 64 votos a favor no plenário, e apenas uma abstenção. Ela ocupará a vaga deixada pela aposentadoria da ministra Laurita Vaz, em outubro de 2023, tornando-se a quarta alagoana a integrar o Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Após a aprovação pelo Senado Federal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou sua nomeação no dia 20 de agosto. Na mesma ocasião, o desembargador Carlos Pires Brandão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), também foi oficialmente empossado no Supremo.
Com formação em Direito Constitucional e Processual, a procuradora iniciou sua trajetória no Ministério Público de Alagoas (MPAL) em 1986, chegando ao cargo de procuradora de Justiça em 2021. Especialista nas áreas criminal e de direitos humanos, ela contribuiu para importantes debates legislativos, incluindo a discussão que resultou na promulgação da Lei Seca.