A Polícia Militar de Alagoas realizou, nesta quinta-feira (28), uma operação que resultou na neutralização de Jailson dos Santos, conhecido como Morrero ou Zé do Morro, apontado como principal liderança do Comando Vermelho em Passo de Camaragibe, no litoral norte do estado.
A ação foi conduzida pelo Comando de Missões Especiais (CME), com apoio da Diretoria de Inteligência, e contou com a participação da Rotam, Companhia de RAIO, 8ª CPMI e 1º BPM. Segundo a PM, o suspeito reagiu à abordagem, chegou a ser socorrido, mas não resistiu.
Identificado como chefe do tráfico de drogas na região, Morrero era investigado como mandante de diversos homicídios, incluindo a execução de um jovem morto na quarta-feira (27) e o esquartejamento de uma vítima encontrada em cova rasa. Ele também utilizava um comércio como fachada para movimentação de entorpecentes.
As investigações ainda relacionam o suspeito à tentativa de feminicídio contra uma manicure no bairro do Vergel do Lago, em Maceió. Os crimes teriam sido ordenados por Nem Catenga, traficante foragido do Rio de Janeiro.
Durante a operação, outro suspeito identificado como Cassaco, acusado de executar o homicídio do dia 27, foi preso e encaminhado ao CISP de Matriz de Camaragibe.
O secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, afirmou que a ação representa um duro golpe contra o crime organizado. “Esse indivíduo era um dos principais articuladores da violência em Passo de Camaragibe. O Estado está firme no enfrentamento às facções”, disse.
O secretário executivo Patrick Madeiro destacou ainda a importância do Disque 181, que forneceu informações essenciais para a localização do criminoso.
Fontes: SSP-AL