quarta-feira, abril 16, 2025
spot_img
HomePolíciaPF deflagra operação de combate a fraudes milionárias em AL

PF deflagra operação de combate a fraudes milionárias em AL

PF deflagra operação de combate a fraudes milionárias em programa do Governo Federal em AL

Na manhã de hoje, 20, a Polícia Federal iniciou a “Operação Colheita Final” para aprofundar as investigações sobre um esquema fraudulento de concessão de financiamentos atrelados ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) em Alagoas. A investigação revelou que um gerente de um banco público orientava a instrução dos processos de financiamento vinculados…

Na manhã de hoje, 20, a Polícia Federal iniciou a “Operação Colheita Final” para aprofundar as investigações sobre um esquema fraudulento de concessão de financiamentos atrelados ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) em Alagoas.

A investigação revelou que um gerente de um banco público orientava a instrução dos processos de financiamento vinculados ao PRONAF. Para isso, ele inseria indevidamente documentos falsos sobre bens imóveis rurais, os quais serviam de base para várias operações de crédito suspeitas.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE ALAGOAS E DO MUNDO

SIGA O ALAGOAS 24 HORAS NO INSTAGRAM

Como consequência dessas fraudes, os envolvidos conseguiram financiamentos que totalizaram R$ 2.455.121,40, alegando a necessidade de custear atividades agropecuárias, comprar animais e realizar obras em fazendas.

No entanto, fiscalizações e rastreamentos bancários comprovaram que esses créditos não financiaram investimentos rurais. Em vez disso, os recursos foram desviados para familiares e para uma empresa ligada aos fraudadores. Além disso, a investigação identificou transações realizadas pelo gerente do banco logo após os saques feitos em contas de laranjas.

Para combater o esquema, as autoridades cumpriram 11 mandados de busca e apreensão nas cidades de Canapi/AL, Olho D’Água das Flores/AL, Arapiraca/AL e Maceió/AL. Além disso, a Justiça determinou o sequestro de 16 fazendas registradas em nome de laranjas e investigados.

Agora, os suspeitos poderão responder pelos crimes de obtenção de financiamento mediante fraude, peculato e associação criminosa.



Fonte: Alagoas 24 Horas

RELATED ARTICLES
- Publicidade -spot_img

NOTÍCIAS POPULARES