quarta-feira, outubro 15, 2025
spot_img
HomePolíticaPesquisa mostra avanço na aprovação de Lula (46%), mas reprovação é maior...

Pesquisa mostra avanço na aprovação de Lula (46%), mas reprovação é maior (51%)

A avaliação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou nova alta, chegando a 46% de aprovação, segundo a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (20). A reprovação caiu para 51%, enquanto 3% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder.

A desaprovação do governo Lula registrou queda pelo segundo mês consecutivo: após marcar 57% em maio e 53% em julho, agora caiu para 51%.

Enquanto isso, a aprovação avançou seis pontos percentuais entre maio e agosto, sendo três deles apenas entre julho e este mês. O resultado indica uma retomada após uma sequência de quedas que começou em dezembro, quando os índices caíram de 52% para 40% até maio, alcançando o pior patamar desde agosto de 2023.

Avaliação por região e grupos

Nos últimos levantamentos da Quaest, a elevação na aprovação de Lula foi registrada em todas as quatro regiões pesquisadas. O destaque ficou com o Nordeste, onde a avaliação positiva subiu de 53% em julho para 60% em agosto, tornando-se a única região em que a aprovação supera a reprovação. Na região, 37% desaprovam o governo e 3% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

O nível de escolaridade revela diferenças marcantes na aprovação de Lula. Entre pessoas com ensino fundamental, 56% aprovam o presidente, contra 40% que desaprovam. Para aqueles com ensino médio completo, a aprovação cai para 41%, e a reprovação sobe para 57%. Entre os entrevistados com ensino superior, os números são semelhantes: 42% aprovam e 56% reprovam.

A faixa etária também influencia a avaliação: 55% dos maiores de 60 anos aprovam a gestão, enquanto os jovens de 16 a 34 anos apresentam a menor aprovação, com 43%.

Além disso, a aprovação é maior entre mulheres (48%) do que entre homens (44%), e mais forte entre pessoas com renda de até dois salários mínimos.

A avaliação positiva do governo Lula diminui à medida que aumenta a renda. Entre os brasileiros que recebem até dois salários mínimos, 55% aprovam sua gestão, número que cai para 44% entre quem ganha de dois a cinco salários e chega a 39% entre aqueles com renda acima de cinco salários mínimos.

A filiação religiosa também influencia a percepção do presidente. Entre os católicos, a aprovação atinge 54%, enquanto entre os evangélicos o índice é significativamente menor, 31%.

O levantamento da Quaest foi conduzido entre os dias 13 e 17 de agosto deste ano, em nove estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul e Pernambuco. Foram ouvidas 12.150 pessoas, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

Fonte: Política Alagoana

RELATED ARTICLES
- Publicidade -spot_img

NOTÍCIAS POPULARES