sexta-feira, outubro 24, 2025
spot_img
HomePolíciaPeritos criminais de Alagoas participam de Curso Nacional de Administradores em Brasília

Peritos criminais de Alagoas participam de Curso Nacional de Administradores em Brasília

A Polícia Científica de Alagoas marcou presença em mais uma importante ação de capacitação nacional. Os peritos criminais Clisney Omena e Isabel Bechara, do Laboratório de Genética Forense, participaram do Curso de Administradores do Codis, realizado entre os dias 21 e 24 de outubro, no Instituto Nacional de Criminalística (INC) da Polícia Federal, em Brasília…

A Polícia Científica de Alagoas marcou presença em mais uma importante ação de capacitação nacional. Os peritos criminais Clisney Omena e Isabel Bechara, do Laboratório de Genética Forense, participaram do Curso de Administradores do Codis, realizado entre os dias 21 e 24 de outubro, no Instituto Nacional de Criminalística (INC) da Polícia Federal, em Brasília (DF).

O evento, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com o apoio da Polícia Federal, reuniu administradores de bancos de perfis genéticos de todo o país. O objetivo foi aprimorar o conhecimento técnico e a gestão dos bancos estaduais que integram a Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG).

Segundo o perito Clisney Omena, o curso teve como foco a capacitação e a atualização dos profissionais que administram nos estados o sistema Codis (Combined DNA Index System), tecnologia do FBI essencial para a análise de DNA em investigações criminais. Ele destacou a importância da formação como um momento essencial para o aperfeiçoamento técnico e a padronização das práticas entre os estados.

“A RIBPG, através da Senasp, realiza frequentemente capacitações em diversas áreas. No campo da Genética Forense, por exemplo, participei em maio de um curso sobre Interpretação de Misturas de Perfis Genéticos. Esses encontros são fundamentais para o aprimoramento contínuo e o compartilhamento de experiências entre os estados”, destacou.

O Sistema Codis é uma ferramenta desenvolvida pelo FBI e utilizada em diversos países para o cruzamento e a comparação de perfis genéticos. No Brasil, o sistema foi adotado a partir de um acordo de cooperação firmado com o governo dos Estados Unidos, em 2009, fortalecendo as investigações criminais, baseadas em evidências de DNA.

Alagoas na Rede Integrada

Instituída pelo Decreto nº 7.950/2013-MJ, a Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG) é responsável por manter, compartilhar e comparar perfis genéticos em todo o país, auxiliando nas investigações criminais, na identificação de desaparecidos e na elucidação de crimes sexuais ou em série, fortalecendo a justiça e a segurança pública. Alagoas passou a integrar a rede nacional a partir de outubro de 2020.

Em novembro de 2024, o Laboratório de Genética Forense de Alagoas obteve 100% de conformidade em auditoria realizada pela Senasp. Agora, com a conclusão do curso, os peritos alagoanos retornam ainda mais preparados para aplicar as melhores práticas e tecnologias em genética forense, contribuindo diretamente para o fortalecimento da justiça e da segurança pública no estado.



Fonte: Alagoas 24 Horas

RELATED ARTICLES
- Publicidade -spot_img

NOTÍCIAS POPULARES