quarta-feira, abril 16, 2025
spot_img
HomePolíciaPerito Criminal de Alagoas participa de Conferência Internacional sobre perícias de trânsito

Perito Criminal de Alagoas participa de Conferência Internacional sobre perícias de trânsito

Além dos testes veiculares, também foram simuladas diversas situações de atropelamento

Evento simula colisões e atropelamentos para aprimorar as investigações de acidentes no Brasil

O perito criminal do Instituto de Criminalística de Maceió, Marcelo Velez, participou do 5º Anual Crash Test Conference, realizado nos dias 4 e 5 de abril em Campo Grande (MS). O evento, que ocorre anualmente, tem como objetivo analisar as repercussões dos impactos em colisões de trânsito, proporcionando uma oportunidade para a troca de conhecimentos entre especialistas da área.

Durante a conferência, diversos estudos sobre levantamento policial e pericial em locais de acidentes foram conduzidos. Entre as atividades realizadas, destacam-se os testes de frenagem com caminhão-tanque e os testes de emergência, além da medição de marcas de frenagem de veículos de diferentes portes. Esses testes são essenciais para entender melhor os fatores que influenciam a dinâmica de uma colisão.

Além dos testes veiculares, também foram simuladas diversas situações de atropelamento, permitindo que os peritos participantes analisassem e discutissem os resultados de forma aprofundada. Esse processo de análise coletiva visa garantir a aquisição do conhecimento de maneira eficaz e precisa.

“Foi um momento extremamente rico, de troca de muitas informações, de aprendizado, de uso de técnicas e equipamentos que vão engrandecer a polícia em local de trânsito aqui no estado de Alagoas”, comentou Marcelo, ao abordar a importância do curso para a Polícia Científica.

Os testes foram conduzidos por Emerson Lopes e Alexandre Fontoura, peritos criminais do Mato Grosso do Sul, e contaram com a participação de Gustavo Enciso, especialista de renome internacional em perícias de acidentes de trânsito. Também estiveram presentes os renomados Gisella Insauralle e Abilio Bigetti, referências globais na área.

“O curso é importante porque permite nivelar o conhecimento profissional do perito, de forma que possamos trazer para Alagoas as técnicas mais avançadas do mundo no que tange às perícias em locais de trânsito”, concluiu o perito criminal, ressaltando a conferência que irá contribuir para a atualização e o aprimoramento das práticas periciais.



Fonte: Alagoas 24 Horas

RELATED ARTICLES
- Publicidade -spot_img

NOTÍCIAS POPULARES