Nesta semana, o deputado federal Paulão (PT) utilizou a tribuna do Congresso Nacional para alertar o país sobre a possibilidade de que o desastre causado pela Braskem em Maceió se estenda até a Avenida Fernandes Lima, a principal via da capital alagoana.
A Nota Técnica, datada de abril de 2022 e divulgada recentemente, é um documento oficial da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) que reforça a preocupação do especialista. O relatório indica que a área impactada pode ser mais ampla do que a originalmente definida.
Paulão defendeu que as autoridades precisam agir com urgência. “Que o Ministério Público, sob a nova chefia do Dr. Lean Araújo, junto à Defensoria Pública, tome as medidas necessárias para responsabilizar, nas esferas administrativa, civil e penal, os gestores dessa empresa criminosa”.
O deputado federal lembrou que mais de cinco bairros foram impactados, forçando 60 mil pessoas a deixarem suas casas de maneira repentina. Além disso, destacou que, até hoje, persiste um contencioso jurídico sem resolução.
“Agora, o problema se agrava. A Avenida Fernandes Lima, a principal via de acesso de Maceió pela parte alta, começou a registrar tremores. Isso é muito grave!”, completou.
Até o momento, embora a Braskem esteja assumindo as responsabilidades financeiras, nenhuma pessoa física foi responsabilizada pelo crime.