Desdobramento da ação em Maceió apreendeu outros 272 kg de cabos. A Polícia participou da ação
A Operação Equi-Cobre, deflagrada na manhã desta quarta-feira, 10, resultou na apreensão de aproximadamente 44kg. de cabos e materiais de uso exclusivo da Equatorial Alagoas.
O material foi encontrado em dois estabelecimentos de reciclagem de sucata em Coruripe. Os responsáveis pelos estabelecimentos foram conduzidos às delegacias para prestar esclarecimentos e para a formalização dos procedimentos legais.
As duas sucateiras foram vistoriadas e nas duas, técnicos da Distribuidora identificaram cabos e materiais utilizados exclusivamente pela concessionária no sistema de distribuição de energia.
Operação Equicobre
Ação em Maceió
A ação também ocorreu em Maceió, onde foram localizados 272 kg de cabos em dois estabelecimentos
A operação foi realizada em conjunto com órgãos de segurança pública. Em Maceió, as ações contaram com o apoio da Polícia Civil, por meio da Delegacia de Roubos.
Já em Coruripe, a iniciativa teve suporte da Polícia Militar, por meio da 9ª Companhia de Polícia Militar Independente (9ª CPMI).
Crime e impacto na população
O furto e a comercialização de cabos e equipamentos da rede elétrica configuram crime e têm impacto direto na rotina da população, provocando interrupções no fornecimento de energia e atrasos em obras essenciais. A Equatorial Alagoas reforça que as ações de fiscalização continuam sendo intensificadas em parceria com os órgãos de segurança pública.
ACOMPANHE O ALAGOAS 24 HORAS NO INSTAGRAM
Ao longo de 2025, a distribuidora intensificou as ações de combate ao furto de cabos, crime que segue recorrente no estado. Apenas este ano, a operação Equi-Cobre já recuperou 2.106 kg de cabos em Alagoas, resultado de 34 ações realizadas em diferentes regiões do estado.

Operação Equicobre
Canal de denúncia
A população pode colaborar com as ações de combate a furtos e fraudes. Denúncias anônimas podem ser registradas pela Central de Atendimento, no número 0800 082 0196, ou pelo site da Equatorial www.equatorialenergia.com.br , selecionando o estado Alagoas, na aba “Quero denunciar uma fraude”.


