domingo, abril 27, 2025
spot_img
HomePolíciaOperação contra acusados de tráfico interestadual prende suspeitos em Alagoas

Operação contra acusados de tráfico interestadual prende suspeitos em Alagoas

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/AL) participou nesta sexta-feira, 28, da  operação Chiusura. A ação, que visa desarticular uma organização criminosa especializada em tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro, foi deflagrada pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) da Polícia Civil do Distrito Federal (PC/DF). Em Alagoas, dois mandados…


A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/AL) participou nesta sexta-feira, 28, da  operação Chiusura. A ação, que visa desarticular uma organização criminosa especializada em tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro, foi deflagrada pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) da Polícia Civil do Distrito Federal (PC/DF).

Em Alagoas, dois mandados de prisão temporária e um mandado de busca e apreensão foram cumpridos contra traficantes oriundos de Goiás e atualmente radicados em Maceió, morando em um apartamento de luxo no bairro de Ponta Verde.

PC/DF

Operação Chiusura

Segundo o que foi descoberto, eles mantêm associação criminosa com um traficante internacional natural de Campo Grande (MS), identificado como líder local de uma facção criminosa paulista. Esse indivíduo encontra-se preso na Bolívia desde o ano de 2023, ocasião em que foi capturado com granadas de uso restrito e uma aeronave carregada com cocaína. A organização criminosa comandada por esses indivíduos é responsável pelo fornecimento de entorpecentes ao Distrito Federal

Como o grupo agia

Conforme a PC/DF as investigações, que duraram um ano e meio, identificaram uma estrutura criminosa altamente sofisticada e organizada, dividida em núcleos que operavam de forma coordenada no Distrito Federal e em diversos estados, incluindo Goiás, Rondônia, Mato Grosso do Sul e regiões do Nordeste.

A rede adquiria drogas em áreas fronteiriças, assegurava o transporte seguro dos entorpecentes e distribuía as drogas no DF e em outros estados, além de realizar complexas operações de lavagem financeira.

Ao todo a operação objetiva o cumprimento de 19 mandados de prisão temporária e 80 mandados de busca e apreensão, sendo aproximadamente 50 deles no Distrito Federal, abrangendo as regiões de Planaltina, Sobradinho, Ceilândia, Paranoá, Gama, Guará, Taguatinga e São Sebastião. Outros mandados são cumpridos em Campo Grande (MS), São José (SC), Várzea Grande (MT), Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Luziânia, Formosa e Águas Lindas (GO), Parnamirim e Tibau do Sul (RN), além de Maceió.

Caso condenados, os investigados estarão sujeitos ao cumprimento de penas que podem ultrapassar 30 anos de reclusão, em razão da prática dos crimes de integração em organização criminosa, tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro praticada de forma reiterada e estruturada, por meio de engrenagem criminosa voltada à ocultação de ativos ilícitos.

Chiusura

Chiusura, em italiano, significa “fechamento” ou “encerramento”. No contexto da operação, remete ao fechamento definitivo de um ciclo criminoso que perdurou por anos, simbolizando o desmantelamento completo das atividades ilícitas investigadas.

Ficco/AL

A Ficco/AL, Força Integrada de Combate ao Crime Organizado, é uma força-tarefa criada por meio de Acordo de Cooperação Técnica, firmado em 2023, composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Polícia Penal, a qual tem por objetivo realizar uma atuação conjunta e integrada no enfrentamento ao crime organizado e violento no estado de Alagoas.



Fonte: Alagoas 24 Horas

RELATED ARTICLES
- Publicidade -spot_img

NOTÍCIAS POPULARES