domingo, julho 13, 2025
spot_img
HomePolítica“O recado do povo é claro”, diz Boulos sobre invasão de banco...

“O recado do povo é claro”, diz Boulos sobre invasão de banco em SP

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) se posicionou nesta quinta-feira (3/7) sobre o ato promovido por manifestantes que ocuparam a sede do banco Itaú na Avenida Faria Lima, zona oeste de São Paulo. O protesto, realizado pelo MTST e pela Frente Povo Sem Medo, teve como principal reivindicação a taxação dos super-ricos e a implementação de justiça tributária no país.

Através de sua conta na rede social X (antigo Twitter), Boulos comentou a ação, ressaltando o simbolismo do local: “Pra cima! O MTST e a Frente Povo Sem Medo ocuparam hoje a sede do Itaú na Faria Lima – o prédio mais caro do Brasil, que custou R$ 1,5 bi para ser construído. A ocupação tem como pauta a taxação dos super-ricos. O recado do povo é claro: o Brasil precisa de Justiça tributária.”

O protesto ganhou repercussão nas redes sociais, com vídeos mostrando o momento em que centenas de manifestantes entraram no edifício. Portando faixas e cartazes, eles criticaram o sistema tributário atual e acusaram os donos do banco de contribuírem menos com impostos do que grande parte da população. As mensagens estampadas pelos manifestantes incluíam frases como “Chega de mamata”, “O povo não vai pagar a conta” e “Taxação dos super-ricos já!”.

De acordo com a Frente Povo Sem Medo, a manifestação também foi um alerta direto ao Congresso Nacional. Em nota ao portal Metrópoles, o grupo afirmou: “Basta de proteger os interesses da elite cortando na carne os dos trabalhadores. Já passou da hora de taxar os super-ricos e isentar quem ganha até R$ 5 mil de imposto de renda. O povo vai cobrar nas ruas.”

A ocupação do prédio considerado o mais caro do país busca pressionar o Legislativo a debater mudanças na estrutura tributária, com foco na redução da desigualdade e no alívio fiscal às classes mais baixas. O tema da justiça tributária tem sido amplamente debatido nos últimos meses no Brasil.

O que queriam os manifestantes que invadiram o Itaú

  • Cobrar impostos dos super-ricos
  • Reforma tributária mais justa
  • Menos impostos para os pobres
  • Mais contribuição dos bancos e milionários
  • Redistribuição de renda no Brasil

Procurado pelo Metrópoles, o Itaú disse que não vai comentar o assunto. O espaço segue aberto para novas manifestações.

Fonte: Política Alagoana

RELATED ARTICLES
- Publicidade -spot_img

NOTÍCIAS POPULARES