O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira (14) que o governo federal está totalmente confiante de que não será necessário retomar o horário de verão em 2025. Segundo ele, o sistema energético brasileiro está preparado para atender à demanda sem a necessidade da mudança nos relógios.
Durante sua participação no programa Bom Dia, Ministro, Silveira explicou que o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico avalia mensalmente a segurança energética do país e, com base no planejamento e nos índices de chuvas recentes, concluiu que há “segurança energética completa e absoluta para este ano”.
Ao comentar sobre a matriz energética nacional, o ministro destacou a importância das hidrelétricas para garantir estabilidade, lembrando que elas operam em conjunto com as termelétricas. Ele também anunciou que o governo lançará, na próxima semana, um novo leilão para térmicas, como parte da estratégia de equilíbrio do sistema.
Silveira ainda ressaltou os avanços no uso de fontes renováveis de energia, como solar e eólica, mas alertou que essas fontes são intermitentes. Para lidar com isso, o ministério prepara um leilão de baterias que permitirá armazenar energia solar e eólica. “Vamos literalmente armazenar vento e luz do sol, para que possamos usá-los à noite”, afirmou.
Apesar dos desafios enfrentados em outros países, como apagões recentes em Portugal e na Espanha, o ministro garantiu que o Brasil está bem estruturado. E concluiu dizendo que, embora o governo não descarte medidas emergenciais, como o horário de verão, “não há qualquer necessidade de implantá-lo neste ano”.