quinta-feira, abril 17, 2025
spot_img
HomeInteriorMorte de criança em UPA foi ocasionada por meningite, confirma Secretaria de...

Morte de criança em UPA foi ocasionada por meningite, confirma Secretaria de Saúde

Upa de Palmeira dos Índios

Menor morreu na última segunda-feira (17), no município de Palmeira dos Índios, Agreste de Alagoas

A Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira dos Índios, por meio dos setores de Vigilância em Saúde e Ambiental e Atenção Primária, confirmou nesta quinta-feira, 20, a morte de uma criança por Meningite por Streptococcuspneumoniae.

O óbito ocorreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, na última segunda-feira (17). A idade e sexo da criança não foram informados.

O setor de Vigilância em Saúde emitiu nota técnica sobre o caso. Confira a nota na íntegra:

NOTA DE UTILIDADE PÚBLICA

“Viemos esclarecer que na tarde de ontem (19), recebemos a confirmação da SESAU que o óbito ocorreu devido à Meningite por Streptococcuspneumoniae. Essa doença invasiva acontece quando a bactéria, alojada originalmente na nasofaringe, é transportada pela corrente sanguínea e invade as meninges — membranas que recobrem o cérebro e a medula espinhal — gerando inflamação.

Os sintomas iniciais são semelhantes aos de diversas enfermidades, o que torna o diagnóstico difícil. Entre eles estão febre alta, dor de cabeça, importante queda do estado geral, náusea, vômito e aumento da sensibilidade à luz (fotofobia).

Há, no entanto, alguns sinais que fortalecem a suspeita de que o quadro é de meningite pneumocócica: rigidez do pescoço e da nuca — que podem não estar presentes, sobretudo em lactentes — e petéquias (manchas marrom-arroxeadas provenientes de pequenos sangramentos dos vasos da pele).

Neste momento, se faz necessário alertar à população da importância de mantermos o calendário de vacinação das nossas crianças eu adolescentes atualizados, visto que essa meningite é prevenida através da vacina Pneumocóccica10-valente (conjugada), disponibilizada gratuitamente pelo SUS.

Diante disso, a Vigilância Epidemiológica do município orienta que todos os pais e responsáveis deem uma olhada na caderneta de vacinação de suas crianças e adolescentes. E, caso tenha alguma vacina atrasada, dirija-se ao posto de saúde mais próximo de sua residência para que seja atualizada.”

Veja também: Menina de um ano com suspeita de meningite reage a tratamento e deixa a UTI pediátrica

Criança de 9 anos é diagnosticada com meningite bacteriana em Capela

Bebê de um ano morre vítima de meningite, em Alagoas



Fonte: Alagoas 24 Horas

RELATED ARTICLES
- Publicidade -spot_img

NOTÍCIAS POPULARES