quarta-feira, setembro 3, 2025
spot_img
HomePolíticaMoraes está desafiando Trump e testando a paciência de colegas no STF,...

Moraes está desafiando Trump e testando a paciência de colegas no STF, diz Reuters

A agência de notícias Reuters publicou nessa segunda-feira (1º) uma reportagem destacando os desdobramentos do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, que teve início nessa terça-feira (2) no Supremo Tribunal Federal (STF). No texto, a agência chama atenção para o papel do relator do processo, ministro Alexandre de Moraes, afirmando que ele estaria “desafiando o presidente dos EUA, Donald Trump”, além de “testar a paciência” de colegas na Corte brasileira.

De acordo com a publicação, o julgamento marca a fase final de deliberações sobre o caso de Bolsonaro e ocorre em um cenário de tensões políticas internacionais. A Reuters afirma que Moraes tem sido o principal alvo da reação de Trump, mencionando que medidas como a prisão domiciliar de Bolsonaro, a detenção de apoiadores após os atos antidemocráticos e os embates com Elon Musk o colocaram no centro das atenções.

A reportagem aponta ainda que essa “perseguição” ao ex-presidente brasileiro teria motivado retaliações por parte do governo norte-americano, como a imposição de tarifas comerciais, restrições de vistos e sanções individuais.

Em meio ao clima de pressão, a Reuters também destaca que há um movimento interno dentro do STF de distanciamento em relação às decisões de Moraes. Como exemplo, a matéria cita o ministro André Mendonça, indicado por Bolsonaro, que recentemente afirmou: “Um bom juiz deve ser respeitado, não temido. Suas decisões devem trazer paz social, não caos, incerteza ou insegurança.” A fala teria sido interpretada como um recado direto à condução do processo por parte do relator.

Fonte: Política Alagoana

RELATED ARTICLES
- Publicidade -spot_img

NOTÍCIAS POPULARES