quinta-feira, julho 31, 2025
spot_img
HomePolíticaMaceió lidera geração de empregos em Alagoas desde 2021, aponta levantamento

Maceió lidera geração de empregos em Alagoas desde 2021, aponta levantamento

Um levantamento da Prefeitura de Maceió, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), revela a criação de mais de 60 mil empregos formais na capital alagoana desde 2021. Esse número representa 55% de todas as carteiras assinadas em Alagoas no mesmo período, evidenciando a forte dependência do estado em relação a Maceió na geração de postos de trabalho. A gestão municipal credita esse desempenho à sua política de investimentos, implementada em diversas áreas para combater o desemprego.

“Investimos na infraestrutura urbana, na atração de grandes empresas, na divulgação da cidade e na promoção de eventos, que atraem um público cada vez maior a cada edição, movimentando a economia local e gerando emprego e renda para os maceioenses. Sempre tivemos um grande potencial turístico, o que faltava era apenas vontade política para fazer nossa cidade crescer e dar certo”, avalia o prefeito João Henrique Caldas, o JHC.

Atualmente, o setor de serviços, abrangendo toda a cadeia turística, emprega 55% da força de trabalho em Maceió. Esse segmento impulsiona uma variedade de negócios, desde hotéis até o comércio, englobando mais de 50 atividades econômicas distintas. Essa dinâmica demonstra o impacto positivo dos investimentos públicos na cidade, que têm promovido o crescimento econômico e gerado mais empregos e renda para a população local.

Com o objetivo de atrair novas empresas e impulsionar o desenvolvimento local, a atual administração municipal implementou uma política de desburocratização, simplificando os procedimentos para a abertura de negócios. A efetividade dessa estratégia é evidenciada pelo recente relatório do Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças do Governo Federal, que posiciona Maceió em oitavo lugar entre as capitais brasileiras.

Atualmente, Maceió possui 492 atividades econômicas que não necessitam de alvarás e licenças para operar. Nos últimos quatro anos, a cidade atraiu grandes empresas como o Grupo Mateus, Havan, LOG, Grand Jardim Shopping e Engenharq, que impulsionaram a criação de empregos e o crescimento econômico local. A prefeitura agora direciona seus esforços para atrair e concentrar novos negócios na região central, com foco em empresas de tecnologia da informação e indústrias criativas.

A Prefeitura também priorizou políticas públicas para impulsionar a geração de emprego e renda, como os programas Emprega Jovem, Emprega Mulher, Emprega Delas e iniciativas de fomento ao empreendedorismo, a exemplo do Banco da Mulher Empreendedora, que oferece financiamento para a abertura de novos negócios locais e a criação de empregos.

Desde 2021, a Prefeitura de Maceió destinou mais de R$ 2,2 bilhões para obras e ações estruturantes em todas as regiões da cidade. Este representa o maior investimento público já realizado na história do município, que projeta receber mais R$ 824 milhões este ano, com 80% desse montante direcionado para projetos de infraestrutura.

Fonte: Política Alagoana

RELATED ARTICLES
- Publicidade -spot_img

NOTÍCIAS POPULARES