O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu na manhã desta segunda-feira (25) o presidente da Nigéria, Bola Tinubu, em visita de Estado voltada ao fortalecimento das relações bilaterais.
A agenda ocorre em um momento em que o governo brasileiro busca ampliar parcerias comerciais como alternativa ao tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos nacionais. Em 2024, a Nigéria se consolidou como o quarto maior parceiro comercial do Brasil no continente africano.
Os números da balança comercial entre os dois países chegaram a US$ 2 bilhões no último ano, representando um crescimento de 20% em relação a 2023. Do lado brasileiro, as exportações de açúcares e melaços lideram, correspondendo a 74% das vendas. Já a Nigéria mantém destaque com a venda de fertilizantes, petróleo e derivados.
Durante a passagem de Tinubu por Brasília, está prevista uma reunião entre os chefes de Estado, seguida da assinatura de atos bilaterais. A programação inclui ainda o Fórum Empresarial Nigéria-Brasil, que reunirá cerca de 200 empresários e investidores dos dois países.