O presidente Lula demonstrou interesse após uma declaração feita por Donald Trump na segunda-feira (28). O dos Estados Unidos afirmou que pretende elevar as tarifas de importação para a maioria dos países, com percentuais entre 15% e 20%.
Lula vê na nova proposta de Trump a chance de o Brasil entrar em um acordo mais favorável, com tarifas mais baixas do que os 50% anunciados anteriormente pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.
A poucos dias da entrada em vigor do novo pacote tarifário dos Estados Unidos previsto para 1º de agosto, o presidente Lula afirmou a aliados no Planalto que ainda há margem para reduzir os impactos da medida. Aos interlocutores, ele ressaltou seu histórico de construção política “foi forjado no diálogo”.
Ao ser perguntado sobre a possibilidade de adotar uma tarifa global, Donald Trump declarou: “Eu diria que ficará em algum lugar na faixa de 15% a 20%”.
Após acusar o judiciário brasileiro de promover uma “caça às bruxas” contra Jair Bolsonaro e seus aliados, o governo Trump decidiu taxar o Brasil e avaliou a possibilidade de sancionar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.