Uma nova pesquisa do Instituto Real Time Big Data aponta empate técnico entre o presidente Lula e os principais concorrentes na corrida presidencial, Jair Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. O levantamento, realizado entre 28 e 30 de agosto com 2,5 mil pessoas de todas as regiões do país, apresenta margem de erro de três pontos percentuais e índice de confiança de 95%.
No cenário espontâneo, Lula aparece com 29% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro, com 21%, e Tarcísio de Freitas, com 3%. Entre os confrontos simulados, Lula e Tarcísio registram 42% e 40%, respectivamente, em empate técnico. O presidente tem maior preferência entre as mulheres, enquanto Tarcísio lidera entre os homens.
Em um confronto com Michele Bolsonaro, Lula alcança 43% das intenções, ante 37% da ex-primeira-dama, que se destaca como a melhor posicionada entre os nomes testados fora dos líderes históricos. Contra Jair Bolsonaro, Lula e o ex-presidente aparecem exatamente empatados com 43% cada. Em cenário incluindo Michel Temer, Lula chega a 42%, seguido por Bolsonaro (39%) e Temer (11%).
Outros cenários envolvendo governadores também mostraram vantagem do presidente. Sem a presença de Lula, Bolsonaro ou Tarcísio, Fernando Haddad e Michele Bolsonaro empatam com 22%, enquanto Romeu Zema alcança 14% das intenções. O levantamento revela como diferentes combinações de candidatos podem alterar o desempenho de cada nome, mantendo Lula na dianteira ou em empate técnico na maioria das simulações.
Fonte: Jornal Extra de Alagoas