terça-feira, setembro 2, 2025
spot_img
HomePolíticaJulgamento de Bolsonaro começa no STF; entenda como será o primeiro dia

Julgamento de Bolsonaro começa no STF; entenda como será o primeiro dia

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta terça-feira (2) o julgamento que apura a suposta tentativa de golpe liderada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus, relacionada a esforços para anular o resultado das eleições de 2022.

Cronograma do julgamento

Terça-feira, 2/9: sessões das 9h às 12h e das 14h às 19h.
Quarta-feira, 3/9: sessão das 9h às 12h.
Terça-feira, 9/9: sessões das 9h às 12h e das 14h às 19h.
Quarta-feira, 10/9: sessão das 9h às 12h.
Sexta-feira, 12/9: sessões das 9h às 12h e das 14h às 19h.

O julgamento começará com a abertura da sessão pelo presidente da Primeira Turma, Cristiano Zanin. Em seguida, o relator da Ação Penal 2668, ministro Alexandre de Moraes, fará a leitura do relatório, que funciona como um resumo detalhado do caso. A expectativa é que essa apresentação seja rápida.

Após a leitura, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, terá até duas horas para expor a acusação da PGR contra Bolsonaro e seus sete aliados, solicitando a condenação. No entanto, não há obrigação de que Gonet utilize todo o tempo disponível para a sustentação.

Após a apresentação da acusação, terá início a fase de sustentações orais pelos advogados dos oito réus, que contarão com uma hora cada para expor suas defesas perante os ministros da Primeira Turma. 

Espera-se que o primeiro dia de julgamento seja encerrado ainda durante essas sustentações, com a conclusão das defesas ficando para a sessão seguinte, marcada para quarta-feira (3).

Fonte: Política Alagoana

RELATED ARTICLES
- Publicidade -spot_img

NOTÍCIAS POPULARES