O prefeito de Maceió, JHC, aparece com ampla vantagem na corrida pelo governo do estado entre eleitores da região metropolitana, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (7) pelo Instituto Nacional de Monitoramento e Pesquisa (Inape). O levantamento aponta que JHC tem 74% das intenções de voto, contra 26% do ex-governador e atual ministro Renan Filho.
Realizada nos dias 2 e 3 de julho de 2025, a pesquisa ouviu 1.007 eleitores em sete municípios da microrregião de Maceió: Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Marechal Deodoro, Paripueira, Pilar, Rio Largo e Satuba. De acordo com o Inape, essas cidades representam cerca de 35% do eleitorado alagoano.
Com metodologia estimulada, o instituto apresentou nomes de pré-candidatos aos entrevistados para avaliar a preferência do eleitorado. Os resultados confirmam o favoritismo de JHC na Grande Maceió, área que concentra boa parte do eleitorado do estado.
No cenário para o Senado, Davi Davino Filho lidera a disputa com 41% dos votos válidos. Renan Calheiros aparece em segundo lugar, com 23,9%, seguido por Arthur Lira (18,4%), Paulão (11,3%) e Eudócia Caldas (5,4%).
Na sondagem para o Senado, o Instituto Inape adotou uma metodologia com duas rodadas de escolha: os entrevistados indicaram um primeiro e um segundo nome de preferência, sem poder repetir o mesmo candidato nas duas opções.
Para garantir maior fidelidade aos critérios da Justiça Eleitoral, o levantamento considerou apenas os votos válidos, ou seja, desconsiderou as respostas em branco e nulas no cálculo do resultado final.
Já a próxima etapa da pesquisa está prevista para ocorrer nos municípios do Sertão alagoano. Segundo o instituto, a expectativa é de que esse novo recorte regional possa apresentar um panorama político distinto do que foi registrado na Grande Maceió.