quinta-feira, julho 31, 2025
spot_img
HomePolíticaJanaina alerta que estratégia da direita para 2026 pode ser tiro no...

Janaina alerta que estratégia da direita para 2026 pode ser tiro no pé

Para a vereadora Janaina Paschoal (Progressistas-SP), a atual articulação entre governadores de direita visando as eleições de 2026 pode ter um efeito colateral indesejado: enfraquecer o campo conservador e comprometer a eleição de senadores, além de colocar em risco a continuidade do governo de São Paulo sob o comando de Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Em evento realizado no fim de semana, Tarcísio, Ratinho Jr. (PSD-PR) e Ronaldo Caiado (União-GO) defenderam a ideia de lançar múltiplas candidaturas da direita à Presidência, com a possibilidade de união no segundo turno. Janaina alertou, no entanto, que essa divisão no primeiro turno pode minar forças políticas essenciais. Até o momento, apenas Caiado oficializou sua pré-candidatura ao Planalto.

“Os governadores presidenciáveis se encontraram e adotaram o discurso uniforme, de que sabem fazer política, de que seria estratégico ter vários representantes da centro-direita no primeiro turno e que todos se uniriam no segundo”, escreveu Janaina, em postagem nas redes sociais.

“Surgiu até o argumento de que essa tal tática evitaria que Lula e seus fiéis destruíssem o adversário, caso houvesse um único candidato forte já no primeiro turno”, seguiu ela, para então dizer que não concorda com a estratégia.

Segundo Janaina Paschoal, a insistência dos governadores de direita em lançar múltiplas candidaturas à Presidência pode comprometer o desempenho do grupo nas urnas. “Se eles seguirem nessa linha, ficaremos sem o governo de São Paulo e sem, pelo menos, três senadores de peso”, alertou a vereadora, demonstrando preocupação com a fragmentação do eleitorado conservador.

Tarcísio de Freitas, considerado um dos nomes mais fortes para a corrida presidencial de 2026, está apenas em seu primeiro mandato à frente do governo paulista e tem a possibilidade de concorrer à reeleição, cenário no qual, segundo analistas, teria grande vantagem. Já os governadores Ronaldo Caiado, de Goiás, e Ratinho Jr., do Paraná, ambos em seus segundos mandatos, não têm a opção de disputar novamente o cargo estadual.

Diferentemente de Tarcísio, Caiado e Ratinho precisarão buscar outros espaços políticos em 2026, como o Senado, a Câmara dos Deputados ou, como têm sinalizado, uma candidatura à Presidência da República.

Fonte: Política Alagoana

RELATED ARTICLES
- Publicidade -spot_img

NOTÍCIAS POPULARES