Incêndio em lixo | Josival Meneses/ Já é Notícia
Um incêndio em uma área de descarte irregular de lixo assustou moradores do bairro Planalto, em Arapiraca, na tarde desta terça-feira (8). As chamas se alastraram rapidamente e uma intensa fumaça preta tomou conta do céu, provocando preocupação entre os residentes da região. Segundo relatos de moradores, o fogo começou por volta das 9h da…
Um incêndio em uma área de descarte irregular de lixo assustou moradores do bairro Planalto, em Arapiraca, na tarde desta terça-feira (8). As chamas se alastraram rapidamente e uma intensa fumaça preta tomou conta do céu, provocando preocupação entre os residentes da região.
Segundo relatos de moradores, o fogo começou por volta das 9h da manhã, próximo a uma área residencial. A fumaça densa e tóxica, visível de vários pontos da cidade, dificultou a respiração e levantou alertas sobre os riscos à saúde pública e ao meio ambiente.
Além do incômodo, a situação reacende o debate sobre o descarte irregular de resíduos sólidos e a queima de lixo — prática proibida pela legislação ambiental brasileira.
De acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), provocar poluição de qualquer natureza que cause danos à saúde humana ou ao meio ambiente é crime, passível de multa e detenção. A queima de lixo a céu aberto libera substâncias tóxicas, como dioxinas e furanos, que são altamente prejudiciais à saúde.